O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou, nesta sexta-feira (28), uma lista com 14 marcas e lotes de café torrado que foram considerados impróprios para consumo, após fiscalização do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária.
De acordo com o governo, a desclassificação se deu após o Ministério detectar a presença de matérias e elementos estranhos e impurezas acima dos limites pela legislação vigente, a Portaria nº 570.
As matérias estranhas são grãos ou sementes de outras espécies vegetais, além de areia, pedras, torrões e outras sujeiras. Já as impurezas são cascas, paus e outros detritos provenientes do próprio pé de café.
Os produtos deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis. Caso alguma das marcas continuem sendo vendidas, o Ministérios solicita que o consumidor reporte pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto.
O alerta de risco faz parte dos desdobramentos da Operação Valoriza, que contou com ações de fiscalização em todo o país entre os dias 18 e 28 de março de 2024, quando 168 amostras de café foram coletadas.