Vídeo de suposto abandono de cachorra gera polêmica e ameaças

Reprodução/Facebook

Um vídeo de um homem supostamente abandonando uma cachorra em uma rodovia de Campinas (SP) viraliza nas redes sociais. Nas imagens, a cachorra é vista no acostamento da pista e depois começa a perseguir o carro.

O registro foi feito por uma mulher dentro de um veículo que estava logo atrás. O vídeo começa com o animal do lado de fora do automóvel. No início, a cachorra fica acuada no acostamento até sair em disparada atrás do carro de seu dono. O animalzinho chega a pular na porta do motorista na esperança de conseguir entrar, mas não consegue e o carro continua a andar.

A cachorra, então, começa a correr no meio da pista. A mulher que filma tudo começa a chorar enquanto narra o fato. “Como que um ser humano faz isso? Olha o cachorro, gente! Eu estou aqui atrás e desse jeito ele vai ser atropelado!”, disse, enquanto filmava.

O vídeo termina com a cachorra correndo atrás do veículo. As imagens já foram vistas mais de 3 milhões de vezes e obtiveram mais de 70 mil compartilhamentos. O Bhaz tentou contato com a pessoa que compartilhou o vídeo, mas não obteve resposta até o momento de publicação desta matéria.

De acordo com o relato de Alexandre Rangel, que é Guarda Municipal e protetor dos animais na cidade paulista, a cachorra não foi abandonada, mas também não pertence mais ao homem. Rangel encontrou com o dono da cachorra e explicou a história.

“O Bairro Genesis é uma favela que foi urbanizada, mesmo assim ainda sobrou uma parte que é de barracos de madeira, onde mora o ex-tutor da Neguinha (a cachorrinha). Ela sempre anda com ele sem guia e vive pelas ruas do bairro. Como ela viu o ex-tutor e sua esposa entrando em um carro e saírem, ela correu atrás. O motorista, por ser uma pessoa ignorante em relação aos animais, achou que acelerando o carro, ela desistiria e voltaria para casa, porém, estava chovendo e com muito trânsito, o que fez ela os alcançar com facilidade”, conta Rangel ao Bhaz.

Rangel ainda questionou o motorista do carro sobre o motivo de não ter deixado a cachorra entrar.  “Ele estava com um outro cão no carro e tinha espaço até no porta malas da Parati para a cachorra ficar. Assim, não correria o risco de ser atropelada. Ele ficou muito bravo e discutiu comigo e disse que o carro era dele e ele não deixaria o animal entrar pois estava molhado”, explica.

E o que houve com Neguinha? A cachorrinha está em uma ONG de Campinas chamada Amor de Bicho. “Ela está super bem, já tomou banho e fez hemograma para saber se possui algum tipo de doença”, completa Rangel.

Diversas pessoas começaram a enviar mensagens em tom de ameaça para Michelle Lucas, dona do veículo que o animal perseguia. Contudo, a mulher não tinha relação com a história, não estava nem dirigindo.

Crime

O abandono ou maus-tratos de animais é crime e pode resultar em prisão de até seis anos e multa, caso a conduta resulte na morte do animal, de acordo com o Superior Tribunal de Justiça. De acordo com a lei, abandonar, em qualquer espaço público ou privado, animal doméstico, domesticado, silvestre, exótico ou em rota migratória, do qual detém a propriedade, posse ou guarda, ou que está sob guarda, vigilância ou autoridade é considerado crime.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!