‘É fome!’: Homem é filmado ‘implorando’ por comida em Brasília e vídeo gera comoção

fome
O homem, identificado como Marcos, é ajudante de pedreiro e tem enfrentado dificuldades para encontrar emprego (Reprodução/ @cajr1569/Twitter)

Um vídeo que denuncia a pior face da crise econômica brasileira viralizou nas redes sociais nessa terça-feira (3) e tem gerado comoção. As imagens, registradas pelo jornalista Carlos Alberto Jr., mostram um homem identificado como Marcos pedindo por comida entre dois edifícios de Brasília.

“Alguém compra um arroz! Alguém compra um leite! É fome! Por favor, é fome!”, grita ele aos moradores do condomínio. Ao compartilhar o vídeo, o jornalista disse que episódios como esse tem sido comuns no local.

“Essa cena tem se repetido toda semana aqui na quadra. Famílias famintas param embaixo dos blocos e pedem qualquer tipo de ajuda. Esse ‘rapa’ se apresenta como Marcos e grita: ‘É fome!’ Eu nunca havia presenciado isso na vida!”, escreveu.

Ao jornal O Globo, o autor do vídeo disse que conversou com o homem e descobriu que ele é ajudante de pedreiro e que tem enfrentado dificuldades para encontrar um emprego. “A fome é uma coisa triste, dava para sentir a voz rouca e faminta, e as pessoas vêm geralmente na mesma situação pedir por aqui porque é uma região de classe média. Então, acreditam que vão receber mais ajuda”, relatou.

Fome cresce no Brasil

Infelizmente, a realidade de Marcos tem sido compartilhada por milhões de brasileiros nos últimos anos. Pesquisa feita pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), em dezembro de 2020, revela que 19,1 milhões de cidadãos estão em situação de fome no país. Esse número representa 9% da população brasileira.

O estudo coletou dados de mais de 2 mil casas em diferentes regiões do Brasil. Ele mostra, ainda, que cerca de 116,8 milhões de pessoas enfrentam algum cenário de insegurança alimentar no país, seja leve, moderada ou grave.

Pelos comentários do vídeo de Carlos Alberto Jr., centenas de pessoas se sensibilizaram e pediram por mais atenção do poder público a esse problema crescente. “É fome. O único assunto que deveria importar nesse país de gente que não faz nada e fala muito. Inclusive nesta rede”, pontuou uma pessoa.

“Eu trabalho no Sudoeste, uma das regiões mais ricas do Distrito Federal, próxima ao centro de Brasília, e já vi isso acontecendo mais de uma vez. Pessoas gritando no bloco pedindo comida ou mantimentos. Vivemos numa democracia?”, compartilhou outro usuário do Twitter. Veja um pouco da repercussão:

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!