Homem com transtorno mental morre após ser colocado em ‘câmara de gás’ dentro de viatura da PRF

homem morre viatura prf
Genivaldo de Jesus Santos morreu após ser colocado dentro de porta-malas de viatura da PRF (Reprodução/Redes sociais)

Um homem de 38 anos morreu na tarde de ontem (25) após uma abordagem da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Umbaúba, região Sul de Sergipe. Genivaldo de Jesus Santos foi imobilizado e colocado dentro do porta-malas da viatura, onde acabou inalando fumaça, como é possível ver em vídeo que circula nas redes sociais. As informações são do g1.

É possível perceber, nas imagens, o homem – que tinha transtorno mental – sendo imobilizado pelos agentes. Logo depois, ele é colocado no porta-malas. Os policiais tentam fechá-lo no compartimento, mas ele se debate e fica com as pernas para o lado de fora. A pessoa que faz o vídeo fala em alguns momentos para os agentes: ‘vai matar o cara’. Contudo, os policiais ignoram até que o rapaz parece perder os sentidos e tem o corpo todo colocado dentro do porta-malas.

A morte de Genivaldo foi confirmada pela gerente do hospital da cidade, Cecília Bruneli. Por meio de nota (leia abaixo na íntegra), a PRF disse que lamenta o ocorrido e que um procedimento disciplinar foi aberto para averiguar a conduta dos policiais envolvidos na ação.

ATENÇÃO! As imagens a seguir podem ser consideradas perturbadoras para algumas pessoas. Assista ao momento:

Vítima tinha transtorno mental

Em entrevista ao g1, o sobrinho da vítima, Wallyson de Jesus, disse que o tio foi abordado por agentes da PRF quando pilotava uma motocicleta. “Eu estava próximo e vi tudo. Informei aos agentes que o meu tio tinha transtorno mental. Eles pediram para que ele levantasse as mãos e encontraram no bolso dele cartelas de medicamentos. Meu tio ficou nervoso e perguntou o que tinha feito. Eu pedi que ele se acalmasse e que me ouvisse”, contou.

Ainda de acordo com o sobrinho da vítima, mesmo diante da tentativa de diálogo para resolver a situação, os policiais usaram spray de pimenta e colocaram o homem dentro do porta-malas da viatura. “Eles jogaram um tipo de gás dentro da mala, foram para delegacia, mas meu tio estava desacordado. Diante disso, os policiais levaram ele para o hospital, mas já era tarde”.

A família de Genivaldo registrou um boletim de ocorrência na delegacia do município. A Polícia Civil já coletou alguns depoimentos, prestados por familiares e testemunhas, na delegacia. O corpo da vítima deu entrada no IML (Instituto Médico Legal) de Aracajú por volta das 18h30 do mesmo dia. O caso será investigado pela PF (Polícia Federal).

E a PRF?

O BHAZ procurou a Superintendência da PRF de Sergipe e questionou sobre o acontecido. Até o momento, o órgão não se manifestou. Contudo, ao g1, a PRF disse que durante ação policial na BR-101, em Umbaúba-SE, “um homem de 38 anos resistiu ativamente a uma abordagem de uma equipe PRF”. O órgão afirma que em razão da agressividade do homem, “foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Umbaúba”.

A PRF ainda diz que Genivaldo teria passado mal durante o deslocamento e sido socorrido de imediato ao Hospital José Nailson Moura, “onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito”. No fim da nota, o órgão federal diz que “lamenta o ocorrido e informa que foi aberto procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos”.

Nota da PRF

Na data de hoje, 25 de maio de 2022, durante ação policial na BR-101, em Umbaúba-SE, um homem de 38 anos resistiu ativamente a uma abordagem de uma equipe PRF. Em razão da sua agressividade, foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Umbaúba.

Durante o deslocamento, o abordado veio a passar mal e socorrido de imediato ao Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito.

A equipe registrou a ocorrência na Polícia Judiciária, que irá apurar o caso. A Polícia Rodoviária Federal em Sergipe lamenta o ocorrido e informa que foi aberto procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!