IBGE abre mais de 15 mil vagas para agentes no Censo 2022; saiba como se inscrever

IBGE
A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado dependendo da conclusão do Censo Demográfico de 2022 (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está com mais de 15 mil vagas em aberto para selecionar trabalhadores temporários para o Censo de 2022. O edital do concurso, publicado hoje (28) no Diário Oficial da União, oferece oportunidades para recenseadores em diversos municípios do país.

Segundo o IBGE, trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico de 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e levá-lo, até dia 1º de agosto, em um dos postos do IBGE. A lista com o endereço de todos eles está disponível no edital do concurso. A jornada de trabalho para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

Ainda segundo o instituto, a remuneração será por produção, sendo calculada por setor censitário. Ela vai depender das unidades em que forem colhidas as informações, tipo de questionário aplicado e o número de pessoas ouvidas.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!