Começa nesta quarta-feira (15) o prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda 2023. A Receita Federal também libera hoje a declaração pré-preenchida, que dá aos contribuidores uma prioridade na restituição dos valores.
A declaração do Imposto de Renda deve ser feita até o dia 31 de maio.
O programa gerador da declaração (PGD) deste ano já foi disponibilizado pela Receita Federal na última semana e pode ser acessado aqui. Para quem já baixou o programa e quer utilizar a opção da declaração pré-preenchida, basta entrar no PGD e autenticar a conta gov.br nos níveis ouro ou prata.
Já para fazer a declaração do Imposto de Renda 2023 pelo telefone, é necessário baixar uma nova versão do app Meu Imposto de Renda. Segundo a Receita, a previsão é que a nova versão seja liberada para Android e para iOS ao longo do dia de hoje.
O supervisor nacional do programa do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, reforça que a responsabilidade pela declaração é do contribuinte, por isso ele deve conferir atentamente as informações recuperadas pela pré-preenchida com os comprovantes de rendimentos recebidos.
A partir de hoje, o Fisco vai reunir as informações das declarações de rendimentos enviadas no fim de fevereiro por empregadores, instituições financeiras e planos de saúde e cruzá-las com a base de dados da Receita.
Novidades do Imposto de Renda
A Receita Federal implementou algumas novidades na declaração do imposto de renda neste ano, como a disponibilização da declaração pré-preenchida já a partir do primeiro dia do prazo.
O pagamento foi dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, de acordo com a data de entrega da declaração. Têm prioridade no recebimento da restituição idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos a partir de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.
A novidade neste ano é que também terão prioridade no recebimento da restituição os que usarem o modelo pré-preenchido ou optarem por receber o valor por meio da chave Pix, desde que a chave seja o CPF do cidadão.
Segundo a Receita, as duas novas modalidades de prioridade têm o objetivo de reduzir os erros na declaração. Ao optar pelo Pix, por exemplo, não é necessário informar mais nenhum número de dados bancários, apenas o próprio CPF.
Confira todas as novidades do Imposto de Renda de 2023 aqui.