Incêndio em centro de tratamento a dependentes químicos deixa 11 mortos no Rio Grande do Sul

cetrat
Chamas tomaram o alojamento do centro de tratamento, que ficou destruído (Reprodução/Google Street View)

Um incêndio de grandes proporções no Cetrat (Centro de Tratamento e Apoio a Dependentes Químicos) em Carazinho, no Rio Grande do Sul, deixou 11 homens mortos na noite dessa quinta-feira (23). Segundo o Corpo de Bombeiros, dez vítimas morreram no local e uma outra foi conduzida ao hospital, mas não resistiu. Um homem segue internado.

Ao BHAZ, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Ricardo Mattei informa que o fogo começou nos dormitórios, por volta das 23h, e é provável que muitas das vítimas estivessem dormindo. Havia 15 pessoas no local, dentre as quais 11 morreram. As outras quatro foram encaminhadas ao hospital, onde uma segue internada em estado grave.

Segundo narra, é muito cedo para detalhar o que causou as chamas, visto que a ocorrência ainda é apurada pela perícia. “O incêndio pode ter sido causado por vários fatores, inclusive porque o Rio Grande do Sul enfrenta hoje uma situação meteorológica de frio. Para nós, o que é mais caro é a preservação da vida, então esse sinistro foge da curva. Foi bastante triste e impactante”, avalia o tenente-coronel.

Vítimas entre 30 e 70 anos

Em conversa com o BHAZ, a delegada Rita de Carli conta que as vítimas eram homens na faixa dos 30 aos 70 anos. O local funcionava como uma instituição filantrópica. “A partir de agora, a Polícia passa a investigar o fato para apurar as causas do fogo. É o que mais fez vítimas aqui em Carazinho e região até o momento”, revela.

O imóvel tinha dois pavimentos de madeira, sendo que o de baixo abrigava uma área onde os internados trabalhavam com marcenaria. O incêndio ocorreu no andar de cima, no alojamento em que as vítimas dormiam. Todos os corpos, que foram encontrados carbonizados, foram liberados ao IML (Instituto Médico Legal) hoje de manhã.

Dentre os órgãos que se empenham no caso, estão a Defesa Civil, os Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Secretaria Municipal de Assistência Social, que já presta apoio rotineiro ao Cetrat. Tão logo a perícia for concluída, mais informações serão fornecidas.

Prefeitura lamenta mortes

Por meio do Instagram, a prefeitura de Carazinho lamentou o incêndio que deixou 11 vítimas fatais no município. Os moradores do centro eram naturais não somente de Carazinho, mas também de outros municípios da região.

“Carazinho vive um luto coletivo neste momento triste em que a tragédia se abate sobre famílias das vítimas de um incêndio de grandes proporções no Centro de Tratamento e Apoio a Dependentes Químicos de Carazinho – CETRAT, um espaço que recuperou muitas vidas, ocorrido na noite de ontem (23)”, começa a nota.

“Neste momento de dor, o prefeito Milton Schmitz em nome do Governo Municipal, presta solidariedade e sentimentos de pesar aos pais, familiares e amigos das vítimas do acidente. Consternados, externamos nossa palavra de pesar e conforto às famílias enlutadas”, finaliza o texto.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!