INEP nega adiamento do ENEM 2021 e afirma ter orçamento suficiente

enem
O ENEM é a principal forma de ingresso nas universidades brasileiras (Reprodução/EBC)

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) negou, nessa quinta-feira (13), o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. A notícia de que o presidente do instituto, Danilo Dupas Ribeiro, havia confirmado a não aplicação da prova estava circulando na tarde de ontem. Com isso, o INEP publicou uma nota de esclarecimento sobre o assunto.

Segundo o colunista do O Globo, Ancelmo Gois, o presidente do INEP teria dito aos membros do CNE (Conselho Nacional de Educação) que o ENEM deste ano seria aplicado em janeiro ou fevereiro de 2022. O motivo da decisão teria sido justificado por questões orçamentárias e logísticas causadas pela pandemia da Covid-19.

Diante disso, o instituto emitiu uma nota na noite de ontem, esclarecendo que está concluindo processos para que o ENEM 2021 seja aplicado ainda neste ano. “Para tanto, a Autarquia busca excelência no processo de planejamento, com o intuito de atender a todos os requisitos sanitários e garantir uma aplicação segura a todos os envolvidos, desde sua elaboração”, diz trecho do comunicado (leia na íntegra abaixo).

INEP afirma ter orçamento para ENEM 2021

Esclarecendo a questão orçamentária, o instituto afirmou que possui recursos para realizar o ENEM 2021. O INEP ainda acrescentou que “tentar antecipar a divulgação da data de realização do exame com base em documentos preparatórios é desinformar a população”.

“Todas as informações sobre o exame serão publicadas nos editais, assim que houver as definições necessárias. Não há, ainda, confirmação sobre a data de realização das etapas, com exceção do período para solicitação de isenção e justificativa de ausência”, negou o instituto.

Nota de esclarecimento do INEP na íntegra

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma que está concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e engajado para que as provas sejam realizadas ainda neste ano. Para tanto, a Autarquia busca excelência no processo de planejamento, com o intuito de atender a todos os requisitos sanitários e garantir uma aplicação segura a todos os envolvidos, desde sua elaboração. O Instituto reafirma, ainda, que tem orçamento suficiente para realizar o Enem 2021 e que tentar antecipar a divulgação da data de realização do exame com base em documentos preparatórios é desinformar a população.

O objetivo do Inep é garantir o acesso de estudantes à educação superior, por meio do acesso a programas e políticas que dependem dos resultados das provas. Todas as informações sobre o exame serão publicadas nos editais, assim que houver as definições necessárias. Não há, ainda, confirmação sobre a data de realização das etapas, com exceção do período para solicitação de isenção e justificativa de ausência. Esta fase está prevista em edital publicado separadamente, para facilitar a compreensão das regras específicas de gratuidade e evitar que haja problemas na homologação da inscrição dos interessados em realizar as provas.

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!