O Instagram começou a implementar a “Conta do Adolescente” no Brasil, nesta terça-feira (11). A ferramenta, que já está em vigor em outros países, é voltada para usuários menores de 18 anos e traz ajustes automáticos para aumentar a segurança e a privacidade desse público.
Agora, perfis de adolescentes entre 13 e 17 anos serão automaticamente configurados como “privados”, limitando o acesso ao conteúdo apenas a seguidores aprovados. Menores de 18 anos também só poderão receber mensagens, marcações e menções de seguidores e conexões existentes.
Além disso, a ferramenta vai controlar o tempo de uso. Os adolescentes serão notificados para deixar o aplicativo após 60 minutos de uso diário, e o modo de descanso será ativado das 22h às 7h, silenciando as notificações e enviando respostas automáticas a DMs durante esse período.
As novas contas também terão uma configuração mais restritiva para conteúdos sensíveis.
Supervisão dos pais e responsáveis
Os pais dos adolescentes também poderão ativar a supervisão parental para acompanhar e gerenciar o uso da plataforma pelos filhos. Para adolescentes com menos de 16 anos, qualquer alteração nas configurações automáticas de privacidade só poderá ser feita com a autorização dos responsáveis.
Uma vez ativada a supervisão, os pais poderão aprovar ou negar solicitações dos adolescentes para modificar as configurações de privacidade, além de monitorar ajustes feitos na conta.