Aplicativos e games que satirizam crise política são sucesso de downloads

Divulgação/Google Play

É senso comum a máxima de que os brasileiros se divertem até mesmo diante das piores tragédias — um bom exemplo é o cenário político atual. Seja através de memes, paródias ou “pixulecos”, o fato é que atravessamos uma das piores crises políticas da história do país sem perder o humor – ou até mesmo o usando para sustentar um protesto.

A última novidade nesse sentido são jogos e aplicativos para smartphones inspirados em temas políticos que ganharam as manchetes nos últimos meses. Desenvolvedores e game designers brasileiros deram asas à imaginação e criaram jogos como “Super Dilma World”, “Operação TripleX” e “Corre Dilma”, os quais satirizam o governo da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

Nesses jogos, por exemplo, é possível controlá-la enquanto foge do processo de impeachment, ou então se passar pelo famoso Japonês da Federal (condenado recentemente a quatro anos de prisão) defendendo o Congresso Nacional contra a invasão de políticos corruptos.

Cunho político

Ao menos por enquanto, todos os games ressaltam investigações contra petistas – em praticamente sua totalidade, concentrados em Dilma e no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, para o cientista político da UFMG professor Bruno Wanderley Reis, é apenas questão de tempo para que esse tipo de sátiras partidárias comecem a se voltar também para outros partidos políticos.

“Acredito que daqui a alguns meses aparecerão outros jogos satirizando também o presidente interino, Michel Temer (PMDB)”, afirmou. Ele afirma que esses tipo de aplicativos não tem viés político e que não deva ser levado a sério.

Nesse sentido, para ele, esses jogos não contribuem significativamente para a polarização da sociedade ou mesmo para incitação ao ódio. “São brincadeiras sem grandes repercussões sociais, não penso que devam ser levadas a sério, apesar de realmente ser jogos bem humorados”, atenua.

Games

O Bhaz conversou com o desenvolvedor de “Corre, Vilma” — game que atingiu a marca de 50 mil downloads desde que foi lançado, em dezembro de 2015. A temática do game é controlar a personagem “Vima”, enquanto corre contra o impeachment, tendo de desviar de tucanos ferozes, helicópteros carregados de cocaína, manifestantes e, é claro, de agentes da Polícia Federal.

Segundo o programador Felipe Rodrigues, 25, natural de Goiânia, a ideia de desenvolver o game surgiu enquanto acompanhava manifestações pró-impeachment diante da televisão. “Não foi nada planejado. Um dia estava assistindo às manifestações e surgiu a ideia de fazer um game com esse tema. Fui pensando em um estilo de jogo simples que focasse mais no humor”, contou.

Ele afirma ainda ter sido uma “feliz coincidência” o fato de o jogo ter sido lançado no mesmo dia em que o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), desarquivava o pedido de impeachment contra Dilma Rousseff — o que, segundo ele, pode ter contribuído para o sucesso do game.

Outro sucesso entre os jogos embasados no tema corrupção é o “Operação TripleX”. — esse, inspirado nas investigações da Lava Jato envolvendo os bens do ex-presidente Lula. No game, o jogador controla o Japonês da Federal, que cumpre um mandado de busca em apreensão dentro do controverso tríplex, em Guarujá, no litoral paulista.

Em entrevista ao Bhaz, os desenvolvedores — que preferem não ser identificados por “temer a reação da militância virtual” —, explicaram que o game foi inspirado em um jogo de Atari. “Durante um dia de trabalho, eu e meu amigo lembramos do jogo do Atari 2600 “Keystone Kapers”, e pensamos em trazer ele para os dias atuais, usando o contexto político da Operação Lava Jato”, contou.

Os desenvolvedores de “Operação TripleX” afirmam ter escolhido a figura do japonês da federal como protagonista do jogo por considerá-lo um “herói”, que poderia “pôr o Lula na cadeia”. No entanto, segundo eles, após o polêmico policial ter sido condenado sob a acusação de ter facilitado o contrabando na fronteira do Brasil com o Paraguai, eles admitem ter ficado frustrados.

“Estamos pensando em atualizar o jogo e colocar uma tornozeleira no japonês”, ironizou.

Bhaz separou 10 jogos inspirados no cenário político que são sucesso de downloads.

Confira:

1. Operação TripleX (500-1.000 downloads*)

jogo1
Em “Operação TripleX” o jogador controla o famoso japonês da federal em uma missão de busca e apreensão dentro do tríplex de Guarujá.

2. Corre, Vilma (10.000 – 50.000 downloads) 

jogo2
Em disparada contra o impeachment, o jogador controla a personagem “Vilma” que tem de desviar de tucanos, helicópteros e manifestantes pelo caminho.

3. Lava Jato Wars (não informado)

jogo3
Aqui o jogador tem a opção de controlar o japonês da federal ou então o juiz Sérgio Moro. A missão é se livrar dos políticos corruptos, além de evitar tentações, como maços de dinheiro.

4. Super Dilma World (5.000 – 10.000)

jogo4
Inspirado no clássico “Super Mario World”, neste game a personagem Dilma tem de desviar de inimigos e coletar itens para chega ao final da fase.

5. Operação Lava Jato (não informado)

jogo5
Em “Operação Lava Jato” o jogador é levado à corrupção. É que, ao coletar maços de dinheiro, a personagem tem mais chances de escapar da polícia.

6. Lava Jato (10.000 – 50.000)

jogo6
Neste game, na pele do japonês da federal, o jogador tem de impedir a entrada de políticos corruptos no Congresso Nacional.

7. PanelaçoApp (10.000 – 50.000)

jogo7
Não se trata bem de um game, mas sim de um app muito útil para os batedores de panela. É que, além de trazer informações sobre política, o aplicativo simula o som das manifestações.

8. Corre Companheiro (10.000 – 50.000)

jogo8
Entre agentes da Federal, juízes e outros “perigos”, o companheiro mais famoso do Brasil tem de sobreviver a uma caminhada pela avenida Paulista.

9. Pula, Molusco! (10.000 – 50.000)

jogo9
Em “Pula, Molusco!”, personagens inspirados em Nestor Cerveró, Lula e Dilma tem de pular para escapar de uma versão gigante do japonês da federal.

10. Jarareco (não informado)

jogo10
“Jarareco” é inspirado no memorável jogo da cobrinha para celulares. A lógica é a mesma, mas a temática não podia ser outra: a célebre frase de Lula invocando a figura da jararaca.

* números do Google Store (não estão contabilizados downloads eventualmente feitos no Apple Store)

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!