Jovem negro é acusado de roubar bicicleta no Rio e denuncia racismo

Matheus Ribeiro
Em seu Instagram, Mateus Ribeiro conta que estava esperando a namorada em frente ao shopping Leblon, quando foi abordado pelo casal (Reprodução/@matheus_arpex/Instagram)

Um surfista carioca usou as redes sociais para denunciar mais um episódio de discriminação, que aconteceu na tarde do último sábado (12), em um bairro nobre do Rio de Janeiro. No Instagram, Matheus Ribeiro conta que estava esperando a namorada em frente ao shopping Leblon, na Zona Sul da cidade, para comemorar o Dia dos Namorados, quando foi abordado por um casal de brancos que o acusaram de ter roubado a bicicleta motorizada em que ele estava.

O rapaz contou que, após ser confrontado pela dupla, chegou a mostrar fotos antigas da bicicleta para se defender. No entanto, Matheus só conseguiu se provar inocente quando o rapaz que o abordou, sem autorização, tentou abrir o cadeado da bike, sem sucesso.

Ao perceber as acusações infundadas, Matheus gravou a reação do casal, que tentou se justificar após a chave não abrir o cadeado da bicicleta. No vídeo, eles explicam que acabaram de ter uma bicicleta semelhante à do surfista furtada e, por isso, decidiram questionar se ele a havia furtado. Ao perceberem que estão sendo filmados, os dois se afastam.

Junto com o vídeo, o jovem publicou um desabafo. “Eles não conseguem entender como você está ali sem ter roubado dele, não importa o quanto você prove”, disse. “Isso não foi um desespero de quem foi furtado, isso é o desespero do racista quando vê a gente perto. Ela não tem ideia de quem levou sua bicicleta, mas a primeira coisa que vem a sua cabeça é que algum neguinho levou”, continuou Matheus. Veja a publicação abaixo:

Caso gera indignação

O episódio ganhou atenção nas redes sociais nos últimos dias e gerou muita revolta. Políticos, artistas e influenciadores se manifestaram sobre o ocorrido. “Este caso de racismo no Leblon contra um jovem negro é absurdo. Um casal de jovens brancos o acusaram de furtar sua bicicleta elétrica. Pararam só ao serem gravados. É a mesma lógica do sistema penal racista: basta ser preto pra ser suspeito. Minha solidariedade e força ao rapaz”, disse Renata Souza, Deputada Estadual do Rio de Janeiro pelo Psol.

“Alguém para um homem branco pra questionar a posse de uma BICICLETA?!”, questionou a atriz global Heslaine Vieira. Muitos internautas também associaram o episódio do Matheus a uma tirinha do personagem Armandinho, criado pelo cartunista catarinense Alexandre Beck.

Na história, Armandinho e uma amiga negra são abordados por uma autoridade, que os exige a nota fiscal de suas bicicletas. O menino, indignado com a pergunta, questiona “Mas quem ia carregar uma nota fiscal?”, enquanto a outra criança entrega o papel ao policial, demonstrando já ter passado pela situação outras vezes.

Confira um pouco mais da repercussão do caso:

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!