Justiça aceita denúncia e Thiago Schutz vira réu por ameaça contra Lívia La Gatto

Thiago Schutz e Livia La Gatto
Schutz enviou mensagem ameaçando Lívia após ela imitá-lo (Reprodução/@manualredpill + @livialagatto/Instagram)

O influenciador Thiago Schutz, que mantém a conta “Manual Red Pill” nas redes sociais, se tornou réu por ameaça contra a atriz Lívia La Gatto e a sambista Bruna Volpi. A Justiça aceitou nessa quarta-feira (22) a denúncia do MPSP (Ministério Público de São Paulo) contra o “coach”.

Schutz, cujo nome verdadeiro é Thiago da Cruz Schoba, enviou uma mensagem ameaçando Lívia após ela imitá-lo em um vídeo de humor. “Você tem 24h pra retirar seu conteúdo sobre mim. Depois disso, processo ou bala. Você escolhe”, escreveu ele.

Bruna Volpi também compartilhou um vídeo sobre o influenciador, contando que ele ligou para ela várias vezes a ameaçando e enviou mensagens dizendo para a sambista “parar de falar merda”.

Thiago Schutz será intimado pelo TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) para depor. Ele responde em liberdade.

Denúncia

A 5ª Promotoria de Justiça Criminal do MPSP denunciou Thiago Schutz na última quarta-feira (15/3), pelas ameaças contra Lívia La Gatto e Bruna Volpi. Segundo o MP, o influenciador pode responder ainda pelo crime de violência psicológica contra mulher. 

A promotora de Justiça Juliana Carosini reforçou, na denúncia, que as mensagens direcionadas às vítimas foram seguidas por diversas ligações efetuadas pelo homem, com o propósito de intimidá-las.

“Não bastasse, ele também efetuou uma postagem em suas redes sociais, a fim de que seus seguidores fizessem o mesmo, causando dano emocional e psicológico às vítimas, para controlar suas ações”, diz o documento.

Inquérito

Também na última semana, a Polícia Civil de São Paulo (PCSP) concluiu o inquérito que investigava o dono do perfil “Manual Red Pill”. O relatório final pediu a manutenção das medidas cautelares já concedidas para as duas mulheres, mas não indiciou Thiago Schutz.

Segundo o g1, o entendimento da polícia é o de que a adoção das medidas cautelares pode substituir a decretação da prisão do influenciador e também garantir a segurança das vítimas.

Relembre

Lívia La Gatto publicou nas redes sociais um vídeo criticando homens misóginos, ironizando, indiretamente, o coach Thiago Schutz. O influenciador, então, enviou uma mensagem exigindo que ela apagasse a publicação.

“Você tem 24h pra retirar seu conteúdo sobre mim. Depois disso, processo ou bala. Você escolhe.”, escreveu o homem. Na denúncia da atriz, feita pelo story do Instagram, ela escreveu: “tchurma, o Guerreiro campa me ameaçou. Devo me preocupar?”.

Além disso, o próprio Schutz fez uma postagem de um print com ligações perdidas com a atriz. “Quem tiver, me passa o WhatsApp da Lívia. Quero trocar ideia, mas ela não me atende”, escreveu.

Depois, La Gatto contrapôs o posicionamento de Thiago: “o curioso caso do macho que ameaça uma mulher de morte e não sabe por que ela não quer atender uma ligação”.

Em entrevista ao programa Encontro, ela falou sobre o medo que sentiu ao ser ameaçada pelo influenciador. “Vamos silenciar esse discurso porque ele não cabe mais. Estamos em 2022, com recorde de feminicídio, e esse tipo de discurso só alimenta essa violência de masculinidades frágeis, homens que não tiveram saúde emocional”, disse.

Bruna Volpi também contou nas redes sociais que foi ameaçada pelo influenciador depois de fazer um vídeo com ele. Ela disse que acordou em um final de semana com diversas ligações de Schutz no Instagram, e que ele também havia marcado o perfil dela em um story, que foi apagado depois.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!