Kassio Nunes Marques, do STF, viaja a Paris bancado por advogado, diz colunista

Kassio Nunes Marques
Ministro teria assistido à final da Champions League (Nelson Jr./SCO/STF)

O ministro Kassio Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), teria feito uma viagem de Brasília a Paris no fim do mês passado com as despesas pagas por um advogado, para assistir à final da Champions League e ao torneio de tênis de Roland Garros. A informação foi divulgada pelo colunista Rodrigo Rangel, do Metrópoles, nessa sexta-feira (17). O ministro nega.

De acordo com a coluna, o custo da viagem foi de, pelo menos, R$ 250 mil. Nunes Marques também teria assistido ao o GP de Mônaco de Fórmula 1, disputado naquele mesmo fim de semana. Pelo menos um dos filhos também teria participado da viagem.

O jatinho supostamente usado tem como sócio o advogado Vinícius Peixoto Gonçalves, dono de um escritório no Rio de Janeiro. De acordo com o Metrópoles, foi ele quem disponibilizou a aeronave para a viagem do ministro.

Vinícius Gonçalves atua em processos em curso no STF e já foi denunciado pelo MPF (Ministério Público Federal) como operador financeiro do ex-ministro das Minas e Energia Edison Lobão. O nome dele também aparece nas investigações sobre pagamentos de propina relacionados às obras da usina nuclear de Angra 3.

O que diz o ministro?

Kassio Nunes Marques teria saído de Brasília no dia 26 de maio e, voltado no dia 30 daquele mês. Procurado pelo colunista, o ministro inicialmente não quis se pronunciar. Já neste sábado (18), por meio de nota, ele disse lamentar a publicação de “informações falsas”.

“Vinícius Gonçalves, citado pela reportagem, não pagou qualquer despesa do ministro. O advogado também nunca pôs avião à disposição do ministro. Nunca tiveram contato anterior à viagem, nem pessoal, nem telefônico”, afirma o comunicado.

“O jornalista também erra ao afirmar ter ocorrido um tour, pois o ministro jamais fora (sic) a Mônaco ou a Roland Garros. A matéria, portanto, baseia-se em informações erradas para criar um contexto que não existe”, completa. O colunista, no entanto, mantém as informações publicadas.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!