Caso Kat Torres: STJ nega pedido de liberdade a blogueira suspeita de cárcere privado

kate-a-luz
A influenciadora Kat Torres, de 34 anos, teve o pedido de liberdade negado pelo STJ nesta semana e segue presa (Reprodução/Redes sociais)

A influenciadora Katiuscia Torres Soares, 34, teve o pedido de liberdade negado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) nesta semana e segue presa. Conhecida como Kat Torres ou Kat A Luz, ela é suspeita de tráfico humano e de manter pessoas em situação de trabalho análogo à escravidão nos Estados Unidos.

Em novembro do ano passado, Kat foi presa preventivamente na penitenciária feminina Estevão Pinto, em Belo Horizonte. O mandado de prisão foi expedido pela 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo.

Ao BHAZ, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais) informou que a mulher foi transferida do sistema prisional mineiro em 23 de março, por decisão da Justiça. Ela agora está detida em uma unidade prisional do Rio de Janeiro. 

Katiuscia teve um pedido de habeas corpus negado na Justiça do Rio de Janeiro. O advogado de defesa dela então recorreu ao STJ, que também negou. Na ação, a defesa alega “incompetência” do Juízo da 10ª Vara Criminal Federal para julgar o caso e solicita que o STJ torne nula a decisão pela prisão preventiva de Katiuscia.

O ministro Rogério Schietti, contudo, diz não ter notado ilegalidades. “Não compete a este Superior Tribunal conhecer de habeas corpus impetrado contra decisão denegatória de liminar, por desembargador, antes de prévio pronunciamento do órgão colegiado de segundo grau”, anotou.

Relembre o caso

Kat Torres passou a ser investigada pelo crime de tráfico humano após os pais da mineira Letícia Alvarenga prestarem queixa sobre o desaparecimento da filha de 21 anos.

Natural de Perdões, no Sul do estado, Letícia foi trabalhar no Texas, nos Estados Unidos, com a paulista Desirrê Freitas, que também teria cortado o contato com familiares.

Em uma rede social, no entanto, as duas passaram a fazer uma série de publicações sobre o assunto. Elas chegaram a acusar a modelo Yasmin Brunet de comandar um esquema de tráfico de pessoas do qual elas seriam vítimas.

Yasmin esteve numa delegacia de crimes digitais em São Paulo para dar início a ações judiciais contra Letícia Maia, Kate A Luz e Desirrê Freitas pela falsa denúncia. Desde então, elas respondem a um processo de calúnia, difamação e ameaça movido pela modelo.

Quem é Kat Torres?

Katiuscia Torres Soares é uma coach e modelo paraense que vivia nos Estados Unidos. Ela se formou em cinema e artes cênicas. Em sua atuação como coach, chegou a lançar um livro motivacional.

Centro de uma série de acusações envolvendo tráfico humano e estelionato, a influencer se autointitula “bruxa”. Alguns anos atrás, chegou a fazer publicações em que insinuava ter um relacionamento com o ator Leonardo DiCaprio após ser fotografada perto dele.

Diante da repercussão, Kat desmentiu o romance em seus perfis em redes sociais.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!