Que o Rei Pelé foi o maior jogador de futebol da história não há como negar. Agora, o famoso camisa 10 do futebol mundial foi homenageado com o Dia do Rei Pelé.
De acordo com a lei, sancionada nesta terça-feira (2) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a data será celebrada em 19 de novembro, dia em que o jogador marcou o milésimo gol da carreira, em 1969.
O projeto de lei, apresentado na Câmara dos Deputados pelos parlamentares Luciano Ducci (PSB/PR) e Felipe Carreras (PSB/PE), destaca que o jogador teve grande contribuição para o “futebol, para o esporte em geral e para o Brasil”.
Milésimo gol
Dia 19 de novembro de 1969 foi marcado pela expectativa do público em relação ao gol de número mil de Pelé. Torcedores foram à loucura quando a marca foi atingida, durante partida entre o Santos e o Vasco da Gama no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã.
O gol de pênalti ocorreu aos 34 minutos, após Pelé ter sido derrubado na área. O camisa 10 precisou de três passos, deu a paradinha e com o pé direito colocou a bola com um chute rasteiro no canto esquerdo do goleiro.