‘Lua Cheia Rosa’: Fenômeno poderá ser visto nesta terça-feira em todo o Brasil

lua cheia rosa
Apesar do nome, a lua não ficará rosa (Bill Ingalls/NASA/Divulgação)

Depois do “Cometa do Diabo”, os brasileiros poderão apreciar mais um fenômeno no céu nesta terça-feira (23): a “Lua Cheia Rosa”. No entanto, apesar da denominação, a Lua não mudará de cor. O nome “rosa” foi dado por povos nativos dos Estados Unidos, porque as flores desabrocham nessa época do ano no Hemisfério Norte.

A Lua deve surgir no horizonte por volta das 17h30, no horário de Brasília, e não será preciso nenhum equipamento especial para observar o fenômeno. Basta olhar para o céu.

Superluas x Luas Cheias

A “Lua Cheia Rosa” é diferente das “superluas”, que é quando a lua cheia ocorre próxima ao perigeu (quando ela está mais perto da Terra). Esse período resulta em uma lua cheia cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu, momento em ela está mais afastada da Terra.

Neste ano, ocorrerão duas “superluas” entre os dias 17 e 18 de setembro, outra no dia 17 de outubro, segundo o calendário astronômico do Observatório do Valongo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!