Lua de Sangue: Eclipse total da lua ocorre neste domingo e será visível em todo o Brasil

eclipse-lunar
Eclipse Lunar acontecerá hoje visível a olho nu (Reprodução/Estúdio de Visualização Científica da NASA)

Um eclipse total da lua poderá ser visto em todo o Brasil entre a noite deste domingo (15) e a madrugada de segunda-feira. Com duração de cerca de 3 horas, o fenômeno, também chamado de “Lua de Sangue”, começa às 23h27 desta noite, com ápice à 1h11 e encerramento às 2h55 da madrugada de amanhã.

“A grande vantagem desse eclipse, que chamo de triplo total, é que, além de ser um eclipse total da lua, será totalmente visível em todo o Brasil, de Norte a Sul; de Leste a Oeste. O Brasil inteiro verá esse eclipse do início ao fim, em todas suas fases, na sequência penumbral, parcial, total, e depois retornando à parcial e à penumbral”, destaca a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional.

“Outra vantagem é que a Lua estará bem alta no céu, longe do horizonte, bem fácil de ser vista. Agora é torcer para que o tempo fique bom e não atrapalhe esse espetáculo”, acrescenta. O próximo eclipse desse tipo, com todas as etapas visíveis em todo o país, só ocorrerá em junho de 2029.

Lua de Sangue

Os eclipses lunares ocorrem quando há um alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua. Quando a sombra encobre completamente o disco lunar, o satélite natural da Terra fica avermelhado, por isso o nome Lua de Sangue. O tom vermelho ocorre porque ela deixa de receber a incidência direta da luz do Sol.

Com Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!