Lula diz que Alckmin mudou e afirma que debate era civilizado: ‘Fui adversário, não inimigo’

lula alckmin
Os dois reforçam que rivalidade foi democrática (Reprodução/Ricardo Stuckert/Lula + Reprodução/@geraldoalckmin/Instagram)

A quatro meses de iniciar oficialmente a campanha eleitoral para a presidência, Luis Inácio Lula da Silva (PT) está defendendo mais explicitamente Geraldo Alckmin (PSB). Pelo Twitter, nesta terça-feira (5), Lula afirmou que não era inimigo do político. O ex-governador de São Paulo deve ser formalizado como vice na chapa do petista nesta sexta-feira (8), segundo informação de Lula em entrevista na Rede T, rádio do Paraná.

“Eu mudei, o Alckmin mudou e o Brasil mudou. Eu fui adversário do Alckmin, não inimigo. Feliz era o Brasil que tinha disputa entre dois partidos democráticos, porque existia debate civilizado, sobre programa de governo”, publicou o ex-presidente.

No último 23 de março, durante a cerimônia de filiação ao PSB, Alckmin também elogiou Lula. “Nós temos que ter os olhos abertos para enxergar e ter a humildade de entender que ele é hoje aquele que melhor reflete o sentimento de esperança do povo brasileiro”, disse o ex-tucano.

“Eu disputei com Lula em 2006, mas nunca colocamos em risco a questão democrática. O debate era de outro nível. Democracia é um valor, um princípio, e a principal tarefa é combater a mentira”, acrescentou Alckmin, em sintonia com o que foi defendido por Lula nas redes sociais.

Público relembra rivalidade

Nos comentários da publicação do petista várias pessoas relembraram a rivalidade do passado entre Lula e Alckmin. Além da disputa em eleições presidenciais anteriores, os dois já trocaram ofensas pelas redes sociais. “Não existe a menor chance de aliança com o PT. Vou disputar e vencer o segundo turno, para recuperar os empregos que eles destruíram saqueando o Brasil. Jamais terão meu apoio para voltar à cena do crime”, disse o ex-tucano, em tweet de 2018.

Por outro lado, o petista também já fez publicações contra o ex-governador de São Paulo. “Eu quando disputei a eleição com o Serra era uma coisa civilizada. Depois com o Alckmin não foi. Ele parece que mamou até os 14 anos”, escreveu ele, em um tweet de 2017.

Edição: Roberth Costa
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!