Lula diz que papel do presidente é ‘somar forças’, não ‘estimular a divisão, ódio e violência’

lula fala sete setembro
Lula gravou mensagem na véspera do feriado do Dia da Independência (Reprodução/Lula.com.br)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou um vídeo na véspera do feriado do Dia da Independência, no qual critica o atual governo, sem citar o nome do chefe do Executivo. No pronunciamento, Lula fala em união e solidariedade às vítimas da Covid-19. Ele ainda afirma que o papel do presidente é “somar forças”, não dividir.

“Eu sei que a vida nunca foi tão dura para a imensa maioria do nosso povo. Mas eu aprendi a acreditar sempre na força dos brasileiros e das brasileiras. Tenho fé que vamos reconstruir este país. Com justiça, soberania e oportunidades. Acreditem: o Brasil tem jeito”, disse Lula.

Em mais um 7 de Setembro em meio à pandemia, o ex-presidente ainda falou que esperava que a atual gestão prestasse solidariedade às famílias vítimas da Covid-19 e um anúncio de planos para garantir as vacinas. “Que apresentasse medidas para baixar o preço dos alimentos, para garantir um mínimo de dignidade a quem está na fila do osso”, comentou.

O petista também fez questão de falar sobre os problemas da fome, desigualdade, desemprego e pobreza, mas disse que tudo pode ser corrigido. “Estou aqui para dizer que, apesar de tudo, o Brasil tem jeito. Que é possível sim criar empregos novamente, que o salário deve crescer e ganhar a corrida contra a inflação, que é possível produzir comida saudável a preço justo, pra colocar na mesa das famílias outra vez”.

Ele ainda disse que, em vez do atual presidente agir como manda o cargo, e enfrentar os problemas, Bolsonaro ataca a democracia e estimula o ódio entre a população. “O que ele faz neste dia é chamar as pessoas para a confrontação. É convocar atos contra os poderes da República, contra a democracia, que ele nunca respeitou. Ao invés de somar, estimula a divisão, o ódio e a violência. Definitivamente, não é isso que o Brasil espera de um presidente”.

Veja o vídeo completo:

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!