Raoni, Murilo, Aline, Jucimara… Saiba quem subiu a rampa com Lula

faixa lula
A passagem da faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) emocionou apoiadores durante a posse realizada na tarde deste domingo (Reprodução/Redes sociais)

A passagem da faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) emocionou apoiadores durante a posse realizada na tarde deste domingo (1º). Na ausência do antecessor Jair Bolsonaro (PL), que viajou para os Estados Unidos antes do término do mandato, um grupo formado por mulheres, indígena, negros, criança e pessoas com deficiência, além de um cachorro vira-lata, cumpriu o protocolo de subir a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula para receber a faixa.

O grupo foi formado pelo cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, líder do povo Kayapó; o metalúrgico Wesley Rodrigues, de 36 anos; o professor Murilo Jesus, de 28 anos; Francisco, morador de Itaquera de 10 anos. Aline Sousa, 33 anos, catadora de lixo; Jucimara Santos, cozinheira; Ivan Baron, que convive com paralisia cerebral, e Flávio Pereira, 50 anos, artesão.

O menino Francisco, assim como Lula, é torcedor do Corinthians, onde é atleta mirim. Ele mora em Itaquera, local do estádio do clube paulista.

Já Aline, responsável pelo ato final de entregar a faixa a Lula, tem a profissão de catadora de recicláveis em outras duas gerações de sua família.

Raoni é uma das principais lideranças indígenas do Brasil. Ele perdeu a mulher na pandemia, e foi atacado pelo ex-presidente Bolsonaro por reiteradas vezes.

Wesley, por sua vez, é metalúrgico do ABC paulista, local onde Lula deu seus primeiros passos na carreira política como líder sindical.

Após subirem a rampa de braços dados com Lula, a faixa passou pelas mãos de cada um dos integrantes do grupo até ser entregue ao presidente da República.

A cadelinha Resistência, adotada por Rosângela Silva, a Janja, também subiu a rampa presidencial nos braços da primeira-dama. Veja abaixo:

Tradição da faixa rompida

Tradicionalmente, a faixa presidencial é entregue ao presidente por seu antecessor. Lula a recebeu de Fernando Henrique Cardoso e passou para Dilma Rousseff. Michel Temer entregou a faixa para Jair Bolsonaro, mas o ex-presidente, derrotado nas eleições, deixou o país antes de encerrar o mandato para não participar da cerimônia.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!