Mais de 100 brasileiros já pediram para se alistar voluntariamente nas tropas ucranianas

militares-ucranianos
Brasileiros manifestaram desejo de entrar para lutar ao lado das tropas ucranianas (Reprodução/Oleg Mityukhin/Pixabay)

O conselheiro da embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, afirmou que mais de 100 brasileiros já pediram para se alistar no Exército ucraniano. Segundo ele, a Ucrânia recebeu cartas de brasileiros se voluntariando para lutar contra as ofensivas da Rússia ao lado das tropas ucranianas. O encarregado de negócios disse que não foi possível atender ao volume de demandas.

Segundo o Extra, Tkach disse que embora existam muitos pedidos de voluntários para se juntarem à liga estrangeira das forças armadas ucranianas, é preciso que os interessados tenham experiência com conflitos e falem pelo menos inglês. Quando questionado se existe uma idade mínima para se alistar na liga, o conselheiro disse: “Com 18 anos a pessoa ainda não tem experiência”.

Conselheiro opina sobre mensagem de Bolsonaro

O conselheiro também opinou sobre uma mensagem compartilhada por Jair Bolsonaro (PL) no WhatsApp, de acordo com o colunista do O Globo Lauro Jardim, em que o presidente diz que a Rússia é o único país capaz de “enfrentar a NOM (Nova Ordem Mundial)”.

“O principal é como que o Brasil demonstra a sua posição na arena mundial. E a posição agora são três votos, dois no Conselho de Segurança [da ONU] e uma na Assembleia Geral, a favor das resoluções que condenam a agressão”, afirmou Anatoliy Tkach.

Vinda de ucranianos para o Brasil

O encarregado de negócios ucraniano também apontou que está aguardando uma portaria de Bolsonaro para trazer ucranianos que querem vir para o Brasil. Conforme dito por Tkach, o números de pessoas da Ucrânia que desejam vir não é grande.

“Não é grande [o número de ucranianos que querem vir para o Brasil]. Até agora são os familiares dos ucranianos que já estão aqui. Até agora não tem previsão. Só sabemos que existem consultas de como é possível trazê-los para cá”, pontuou.

Nessa segunda-feira (28), Jair Bolsonaro participou do programa da Jovem Pan “Pingo nos Is” e disse que o Brasil irá conceder vistos humanitários para cidadãos ucranianos. “Conversei há pouco com o [ministro das Relações Exteriores] Carlos França. Ele falou que já ia tomar as providências”.

Relações comerciais

Anatoliy Tkach também defendeu que empresas brasileiras cortem relações comerciais com a Rússia. “Esperamos que as empresas cortem os laços comercias com as empresas russas. Isso já está acontecendo”, afirmou o conselheiro ao citar a Embraer, fabricante de aviões que aderiu às sanções econômicas impostas ao país russo.

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!