Maurício Souza responde globais após ser chamado de ‘homofóbico, covarde e mau-caráter’

mauricio andreoli casagrande
Maurício Souza segue negando homofobia e respondeu comentarista e apresentador da TV Globo (Reprodução/mauriciosouza17/Instagram + Reprodução/TV Globo)

O atleta Maurício Souza respondeu o comentarista Walter Casagrande e o apresentador Felipe Andreoli, da TV Globo, após críticas por homofobia cometida pelo jogador. O ex-Minas segue sem admitir que errou e insiste em uma narrativa de “liberdade de opinião”, mesmo após ter sido demitido por isso. Com a repercussão do caso, ele já ganhou mais de 800 mil seguidores nas redes e bateu 1 milhão. Homofobia é crime previsto por lei.

“É crime, covardia e mau-caratismo. Especificamente, o Mauricio Souza. Estou falando com propriedade, porque ele foi mau-caráter comigo. O cara quando fala homofobia para alguém é homofóbico”, disse Casagrande, durante o Seleção SporTV dessa quarta-feira (27).

Polêmica com atleta

O comentarista contou que neste ano viveu uma polêmica com o atleta por causa de um vídeo em que supostamente ele se declarava satanista. Segundo Casagrande, a declaração foi tirada de contexto.

“Em 2018, antes das eleições, desde a época em que o Bolsonaro era deputado, e fez uma homenagem ao general Ustra, torturador e assassino, eu comecei a criticá-lo. Em determinado momento, fui dar uma entrevista em uma rádio, o Bolsonaro, que também é covarde e mentiroso, fez um recorte da minha entrevista, editou uma parte que poderia mostrar para as pessoas que eu era satanista. Ele deixou só a parte em que eu falei de Lúcifer, mas também tinha falado de Jesus Cristo. Ele mostrou esse vídeo e disse: ‘Olha esse cara que vocês ouvem na televisão, é um satanista'”.

O comentarista continua e diz que Maurício repostou o mesmo vídeo após três ou quatro meses. “Colocou esse vídeo editado, mentiroso e falso, que o Jair Bolsonaro editou em 2018. Ele colocou agora em 2021 nas redes sociais dele. Muitas pessoas do grupo ‘Esporte pela Democracia’, grupo em que eu criei, foram lá e postaram o vídeo inteiro para mostrar o contexto da história”.

“Eu não me surpreendo em nada, esse cara é homofóbico assumido e clássico. Se você entra em uma sala, tem seis nazistas sentados, você entra e senta, são sete nazistas. Se você defende um homofóbico, você é homofóbico. Para finalizar, parabéns para todos os atletas que se posicionaram, a Fabi, o Douglas, que se posicionou e que é um porta voz, jogador de seleção brasileira de vôlei. Então, Maurício Souza é homofóbico, preconceituoso, possivelmente racista, covarde e mau-caráter”.

‘Você foi homofóbico e, pelo jeito, não se arrependeu’

O apresentador Felipe Andreoli também comentou a situação. “Maurício, homofobia não é opinião, é crime, cara, mata. Você fez essa ofensa nas redes sociais que você tem mais de 300 mil seguidores. Depois, foi pedir desculpa em uma que você tem 50? Atitude covarde, hein?”, disse Andreoli.

“Outra coisa: essa questão não é política. Você não foi demitido do Minas porque você é conservador, de direita ou religioso, nem por causa da ‘lacração da internet’. Você foi demitido porque você foi homofóbico e, pelo jeito, não se arrependeu. Homofobia é crime e não se respeita”, completa.

Maurício responde

Após as declarações dadas pelos contratados da TV Globo, Maurício repostou o vídeo com as falas e escreveu: “Ódio do bem! Mais uma vez, eles com o direito de falarem e acharem o que quiserem. Nós com o dever de ouvir e concordar! Seria mesmo pela minha opinião? ‘Grobe’ tá ‘pesade’!”.

Nos comentários do vídeo, ele recebeu apoio de personalidades, como a primeira-dama Michelle Bolsonaro. “‘Esse cara?’ Que desrespeito com o nosso atleta medalhista, gente. Deus te fortaleça querido Maurício Souza, essa tempestade vai passar!”.

Mario Frias, secretário especial da Cultura, foi outro a se manifestar em defesa do atleta. “Os dois já podem formar uma dupla “aspirador e fofoquinha”. Segue firme irmão!”. O vereador Carlos Bolsonaro também se solidarizou com o jogador. “Sinta-se elogiado por esse ‘v…'”.

Histórico

Em 2017, Maurício postou no Instagram uma “piada” de mau gosto e acabou apagando o post após críticas. “Sou do tempo que fumar era bonito e dar a bunda é bonito! Sorte que sou velho. Grazadeus (Graças a Deus)”, dizia a mensagem compartilhada (relembre aqui).

Em 2014, ele postou em seu Facebook um comentário sobre a novela da Rede Globo, “Em Família”. O atleta disse que preferia poupar seu filho de conteúdos como o amor gay.

“Essa galera das novelas que querem mostrar e colocar na cabeça dos brasileiros que trai a mulher, ser gay entre outras coisas é normal e que é legal ser e fazer essas coisas. Não sou preconceituoso longe disso. Mas prefiro que meu filho não veja esse tipo de coisa e saiba que ter uma mulher construir uma família e ter valores é o certo foi o que meu pai me ensinou é assim que tem que ser. Fica esperto e não deixe seus filhos ver essas coisas”, disse Maurício na época.

Homofobia é crime!

Vale reforçar que homofobia e transfobia são crimes previstos por lei. Eles entram na lei do racismo, já existente há 30 anos e, com isso, as punições são semelhantes. O STF (Supremo Tribunal Federal) criminalizou a homofobia em junho de 2019.

Veja o que é considerado crime:

  • “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito” em razão da orientação sexual da pessoa poderá ser considerado crime;
  • a pena será de um a três anos, além de multa;
  • se houver divulgação ampla de ato homofóbico em meios de comunicação, como publicação em rede social, a pena será de dois a cinco anos, além de multa;
  • a aplicação da pena de racismo valerá até o Congresso Nacional aprovar uma lei sobre o tema.
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!