MBL acusa Facebook de censura; páginas e perfis foram retirados da rede social

Kim Kataguiri é o líder nacional do MBL

O Facebook retirou do ar 196 páginas e 87 contas da rede social nesta quarta-feira (25) alegando o compartilhamento de notícias falsas na web. Com isso, espera-se diminuir o alcance de páginas e perfis enganosos. As páginas fazem parte do grupo Movimento Brasil Livre (MBL).

De acordo com o Facebook, a ação faz parte de ações rigorosas da empresa, visto que as políticas de autenticidade estão sendo desrespeitadas. “Essas Páginas e Perfis faziam parte de uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”, noticiou.

Para continuar combatendo o que a empresa denomina como “conteúdo ruim”, mais de 20 mil pessoas estarão empenhadas no trabalho de fiscalização que terá o auxílio da inteligência artificial.

MBL posiciona

O MBL classificou as retiradas como censura e disse que os conteúdos compartilhados nas páginas eram as “’fake news’ da grande mídia brasileira”.

O movimento alega que o Facebook tem perseguido grupos de direita em todo o mundo e que isso não é “surpreendente”. O depoimento de Mark Zuckerberg no Senado americano foi utilizado pela página para demonstrar que o CEO da multinacional tem “viés de esquerda”.

Reunidas, as páginas excluídas tinham mais de 500 mil seguidores.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!