Menina é resgatada em São Paulo após enviar bilhetes pedindo socorro para vizinhos

A menina foi resgatada e está sob cuidados do Conselho Tutelar (Divulgação/PMSP)

A Polícia Civil de São Paulo investiga o caso de duas crianças que podem ser vítimas de agressão dos pais em São José do Rio Preto, no interior do estado. O caso foi descoberto após uma menina de 11 anos espalhar bilhetes pela vizinhança pedindo socorro, no bairro de Vila Toninho.

De acordo com informações da Polícia Civil, duas vizinhas chamaram a Polícia Militar (PM) na quinta-feira (11) depois que encontraram um bilhete da criança. No bilhete havia a rua em que as crianças moravam e um pedido de socorro.

Quando foi encontrada pelos militares, a menina estava assustada e relatou que ela e o irmão, de 8 anos, eram agredidos constantemente pelos pais. A menina foi acolhida pelo Conselho Tutelar.

À CNN Brasil, a PM informou que os pais das crianças foram localizados na sexta-feira (12). O casal teria chegado a São José do Rio Preto recentemente e, por isso, não há histórico sobre o núcleo familiar.

Criança está em abrigo

Durante o andamento da investigações a criança deve permanecer em um abrigo do Conselho Tutelar. A polícia vai apurar se é viável ou não o retorno para a família. De acordo com o Conselho Tutelar, a menina não apresenta marcas de agressão ou sinais físicos de violência.

Ainda de acordo com a CNN, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Evandro Pelarin, é o responsável pelo caso.

“Mantivemos o acolhimento da criança e determinação de estudos técnicos de psicologia e assistência social, como prevê o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente). Na segunda-feira (15), uma equipe técnica estará realizando os estudos para verificar as circunstâncias do caso”, informou.

De acordo com o juiz, a mãe, que já foi ouvida pelo Conselho Tutelar, ainda não prestou depoimento à Vara da Infância e Juventude. Ela nega as acusações. O irmão da menina permanece com os pais, já que não foram encontrados indícios de maus-tratos no corpo do garoto.

Nota da polícia Civil na íntegra

“A Polícia Militar foi acionada às 18h47 de quinta-feira, dia 11, para atender a um chamado no bairro Vila Toninho realizado por duas mulheres. No local, as duas solicitantes estavam com uma menina e informaram que a criança alegou sofrer diariamente maus tratos pelos pais, tendo, inclusive, escrito bilhetes com pedidos de socorro. Ela ainda informou que seu irmão, de 8 anos, estaria na casa. Buscas foram realizadas, mas ninguém foi localizado. O Conselho Tutelar foi acionado, e a criança levada para um abrigo. O caso foi registrado como maus tratos no plantão da Delegacia Seccional de São José do Rio Preto e foi enviado ao 7ºDP, área dos fatos, para investigação.”

Edição: Giovanna Fávero
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!