Mercado entrega bandeja vazia de carne até que cliente efetue pagamento; em áreas nobres não acontece

bandeja carne vazia
Prática de bandejas vazias estava sendo adotada apenas em algumas unidades da rede de supermercados (Reprodução/Redes sociais)

Uma cliente de um mercado na Zona Sul de São Paulo denunciou nas redes que o local entrega uma embalagem vazia de carne, após a pesagem, até que o cliente pague e possa retirar o produto. O caso aconteceu no Extra do Jardim Ângela, e viralizou nos últimos dias. O Extra disse que tomou “providências para que a prática fosse imediatamente descontinuada”.

O caso chegou a conhecimento público após postagem da ativista Fabiana Ivo na última quinta-feira (14). Segundo o g1, o método não é feito em unidades da mesma rede em bairros nobres da capital, tais como a da avenida Brigadeiro Luís Antônio, próxima à Paulista.

De acordo com a cliente, a situação inusitada aconteceu durante compra de carne de boi no açougue do mercado. Logo depois de escolher o item e o produto ser pesado, a mulher recebeu uma bandeja vazia com plástico filme e um código de barras. A ativista foi avisada que só poderia pegar a carne após pagar no caixa pela mercadoria.

Evitar roubos

Na denúncia feita nas redes sociais, a ativista informou que a vendedora disse que era para “evitar roubos”. “Isso é uma afronta a toda a população das quebradas, duvido que o mesmo aconteça no Extra do Morumbi”, disse a mulher na publicação.

Em entrevista ao g1, o cliente Roberto de Oliveira disse que já passou por situação semelhante no mesmo local. “Tem tanta coisa bizarra aqui que a gente vai, infelizmente, se acostumando com certos absurdos. Tem violências como essas que vão se impondo e que nem conseguimos debater”, comentou.

Prática não ocorre em áreas nobres

Em nota enviada ao mesmo portal, o Extra explicou que “o procedimento não faz parte de sua política de atendimento” e que o estabelecimento tomou “providências para que a prática fosse imediatamente descontinuada”. A loja ainda informou que o problema foi uma “falha pontual de procedimento”.

Mesmo assim, a reportagem do g1 esteve em outra unidade do supermercado, dessa vez em Cambuci, na região Central de São Paulo, na tarde de ontem. Quando pediu meio quilo de fraldinha, também só recebeu a etiqueta. Após o pagamento, a funcionária do local buscou a carne no açougue. A funcionária disse que a medida era necessária para pessoas que pesam e desistem de comprar o produto e para evitar roubos.

Em novo posicionamento pedido ao Extra, perguntando por quais motivos isso ocorre somente em algumas unidades, a empresa se limitou a dizer que foi uma “falha de procedimento” e que “a rede tomou providências para que a prática fosse imediatamente descontinuada”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

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