Meu INSS: Aprenda a fazer o cadastro, acesso e pedir serviços

meu inss app
O Meu INSS é um site e aplicativo do Governo Federal desenvolvido para pessoas que buscam atendimento em relação ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). (Arquivo/Agência Brasil)

A plataforma Meu INSS é um sistema de atendimento do Seguro Social pela internet que permite a resolução de pendências e requisição de serviços.

Os quase 100 serviços podem ser acessados por meio de um site e aplicativos de smartphone, ou seja, em computadores e celulares.

Saiba como se cadastrar no Meu INSS e aprenda a utilizar os principais serviços disponíveis, como pedir aposentadoria, consultar calendário de pagamentos, agendar atendimento e obter extrato para o Imposto de Renda.

O que é Meu INSS?

O Meu INSS é um site e aplicativo do Governo Federal desenvolvido para pessoas que buscam atendimento em relação aos serviços que são oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Atualmente, são mais de 35 milhões de beneficiários da previdência, que podem ter acesso a consultas e serviços do órgão pela internet. Aposentados por idade, invalidez e outros grupos são algumas das pessoas atendidas.

O que é o Instituto Nacional do Seguro Social?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do Governo Federal que fica sob jurisdição do Ministério da Economia. Ele é responsável por administrar os fundos que mantêm o Regime Geral da Previdência Social.

Esses fundos são coletados de trabalhadores por meio de impostos.

A Previdência Social, por sua vez, é um regime de assistência do governo que oferece cobertura aos cidadãos com o objetivo de auxiliar nos custos de vida. Assim, ela é responsável pelo pagamento de aposentadorias, auxílios sociais, pensões e outros benefícios.

Assim, o dinheiro arrecadado dos contribuintes, durante anos, é usado para pagar aposentadorias e demais coberturas, com o objetivo de dar acesso aos direitos básicos do cidadão.

Como fazer o acesso ao Meu INSS?

Para ter acesso ao Meu INSS, basta entrar no site oficial ou instalar o aplicativo, que está disponível para sistemas Android e Apple:

meu inss desktop
Versão do Meu INSS para acesso em computadores. (Reprodução/Meu INSS)

Após acessar o site ou baixar o app, é preciso fazer um cadastro, como apontado abaixo.

É importante ressaltar que existem aplicativos fraudados com o nome INSS disponíveis para download. Por isso, é necessário observar se é o app correto, o que pode ser confirmado ao se observar a assinatura do desenvolvedor, indicado como “Governo do Brasil”.

Como fazer o cadastro no Meu INSS?

Para realizar o cadastro no Meu INSS, acesse o site ou aplicativo e siga os passos abaixo:

  1. Clique em “Cadastrar Senha”
  2. Acesse “Crie sua gonta gov.br”
  3. Na tela “Opções de cadastro”, clique em “Número do CPF”, para fazer o cadastro por CPF, caso não tenha um certificado digital
  4. Na tela seguinte, informe o número do CPF e nome completo, sem abreviaturas
  5. Concorde com os termos de uso, selecione a caixa “Não sou um robô”, e clique em “Avançar”
  6. Na tela “Validar Dados”, preencha as informações pedidas para comprovar a identidade. Indique dia de nascimento, nome da mãe e ano de nascimento. Clique em “Avançar”
  7. Na tela “Habilitar Cadastro”, é necessário inserir um e-mail ou número de telefone. É importante inserir dados válidos, pois uma mensagem será enviada para comprovar o acesso. Essas informações também serão utilizadas para recuperação de senha ou caso o INSS precise entrar em contato.
  8. A seguir, cadastre uma senha, e escolha uma opção segura e que vá lembrar no futuro. Se necessário, anote ela. A senha pode ter de 8 a 70 caracteres, e deve incluir pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um número e um símbolo (como @, #, $ ou %)
  9. Clique em “Concluir”

Depois disso, é necessário retornar à tela de acesso do Meu INSS e fazer o login no sistema, utilizando o CPF e a senha criada. 

Nessa hora, a plataforma vai fazer algumas perguntas para comprovar a identidade do usuário, com base nos dados cadastrados no sistema do governo. Serão perguntas com relação a empresas em que a pessoa já trabalhou, o último ano de contribuição ao INSS e informações semelhantes.

Caso seja necessário, é possível consultar essas informações que o Meu INSS pede na Carteira de Trabalho.

Quais serviços o sistema oferece?

A plataforma do Meu INSS oferece quase 100 serviços para o cidadão, referentes a aposentadorias, pensões, benefícios trabalhistas e demais áreas administradas pelo Seguro Social. 

Entre eles, os principais são:

  • Solicitação de aposentadoria por idade ou tempo de contribuição
  • Agendamento de perícia médica
  • Emissão de guias de pagamentos
  • Calendário com as datas de pagamento dos benefícios
  • Envio de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
  • Solicitação de pagamento de benefício não recebido
  • Solicitação de salário maternidade
  • Pensão por morte
  • Auxílio-doença
  • Alteração na forma de pagamento de benefícios

Estes são os principais serviços oferecidos pelo Meu INSS, e há muitos outros, apontados abaixo.

É importante lembrar que todos os serviços da plataforma são exclusivos para a pessoa com o CPF cadastrado. Todas as informações dizem respeito à situação dela, e só é possível fazer agendamentos e solicitações em nome dela.

Para utilizar os serviços com outro CPF, é necessário fazer um novo cadastro com ele.

Meu INSS: Extrato para Imposto de Renda

O Extrato para Imposto de Renda mostra os comprovantes dos rendimentos pagos em determinado ano, além de indicar o imposto sobre a renda retida, ou seja, que foi coletado pelo governo.

Assim, é possível saber exatamente quais foram os benefícios recebidos para fazer a declaração do Imposto de Renda.

Para obter o extrato, basta acessar essa opção no menu do Meu INSS.

Meu INSS: Agendamento

Também é possível fazer agendamentos e solicitações pelo Meu INSS. Acesse a aba “Agendamentos / Solicitações” e marque um horário para ser atendido em uma agência física do Seguro Social, caso tenha necessidade.

Também é possível escolher em qual agência ocorrerá o atendimento. Para fazer o agendamento no Meu INSS, siga o passo a passo:

  1. Acesse a aba “Agendamentos / Solicitações”
  2. Clique no botão “Novo requerimento”
  3. Escolha o serviço de interesse e clique em “Atualizar” para que os campos de preencher as informações pessoais apareçam
  4. Com tudo preenchido, clique em “Avançar” e depois em “Continuar”
  5. Confira se as informações estão corretas, e selecione a opção “Acompanhar o andamento do processo”
  6. Anexe os documentos solicitados pelo Meu INSS e selecione “Enviar”
  7. Por fim, informe um CEP para ver as agências do INSS mais próximas, e selecione a de preferência

Ao final, o Meu INSS emite um comprovante da solicitação de agendamento. 

Meu INSS: CNIS – Extrato de contribuição

O Extrato de Contribuição é um documento que registra todos os vínculos do trabalhador com o Seguro Social, assim como os benefícios que ele recebe e a que tem direito, ao longo de toda a sua vida.

A informação é extraída do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Emitindo o extrato de contribuição pelo Meu INSS, é possível obter um arquivo PDF com todas as informações que constam no sistema. 

Nessa hora, é importante conferir se elas estão corretas, pois podem ocorrer falhas e elas podem comprometer a aposentadoria e demais benefícios do trabalhador.

Para obter o extrato, basta selecionar a opção CNIS – Extrato de contribuição no site ou aplicativo Meu INSS.

Meu INSS: Extrato de pagamento

Outro serviço do Meu INSS é o extrato de pagamento. Ele indica todos os benefícios recebidos do Seguro Social em determinado período.

Para obtê-lo, basta acessar a função “Extrato de Pagamento” e indicar o período desejado. O sistema mostra as datas e valores repassados. 

É importante ressaltar que existem outros tipos de extrato no Meu INSS. Para consultar os valores recebidos, é preciso clicar em “Extrato de pagamento”. As demais opções são de serviços diferentes.

Prova de vida digital

A prova de vida digital é um projeto piloto do sistema Meu INSS, como o BHAZ noticiou no passado. Dessa forma, esse serviço não está disponível para a população em geral.

Apenas alguns contribuintes estão sendo selecionados e convidados para participar da fase de testes. Essas pessoas recebem um SMS da Previdência Social no celular, que tem o número 280-41.

A mensagem de texto indica os passos exigidos para participar do teste do Meu INSS. Contribuintes que não recebem o convite não têm acesso ao recurso, por enquanto.

A prova de vida é uma exigência para aposentados de todo o país, que anualmente devem comprovar estarem vivos para continuar recebendo a aposentadoria.

Meu INSS: Aposentadoria pode ser solicitada pela internet

Pela plataforma do Meu INSS, também é possível pedir aposentadoria. Dessa forma, não é preciso ir a uma agência física, e todo o processo é feito pela internet, por meio do site ou aplicativo.

Antes de fazer isso, é importante se informar sobre os tipos de aposentadoria a que o contribuinte tem direito, calculando qual seria a mais vantajosa.

Confira os tipos de aposentadoria no Brasil:

  • Aposentadoria por Idade
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição
  • Aposentadoria Especial por Tempo de Contribuição
  • Aposentadoria por Idade Urbana
  • Aposentadoria por Idade Rural
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição do Professor
  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade
  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição
  • Aposentadoria por Invalidez

Cada uma tem exigências e benefícios diferentes, de acordo com as novas regras da aposentadoria, que também mudaram o cálculo do tempo de contribuição, como o BHAZ já mostrou.

Uma vez que estiver bem informado, o trabalhador pode fazer o processo pelo Meu INSS, acessando a função “Pedir aposentadoria”. A tela exibirá as opções disponíveis, e o contribuinte pode escolher qual delas deseja.

Consulta de benefícios do INSS pelo CPF

Além das aposentadorias, há outros benefícios concedidos pelo Seguro Social que podem ser consultados pelo Meu INSS. O órgão oferece as seguintes assistências:

  • Auxílios: de acidente, doença, de reclusão e outros
  • Benefícios Assistenciais: para trabalhador portuário avulso e para pessoas com deficiência (BPC)
  • Pensões: de morte e especiais para casos de hanseníase, Síndrome Congênita do Zika Vírus e Síndrome da Talidomida
  • Salários: dos tipos maternidade e família 
  • Seguro-Defeso do Pescador Artesanal

Calendário de Pagamento da Previdência

Pelo Meu INSS, também é possível consultar as datas e valores de pagamento dos benefícios recebidos do Seguro Social. Acesse a função “Calendário de Pagamento da Previdência”.

Assim, é possível saber quando os valores serão disponibilizados para o beneficiário ao longo do ano.

Atendimento por telefone da Previdência Social

Para casos de dúvidas ou dificuldade em utilizar a plataforma do Meu INSS ou obter cobertura junto ao Instituto, o governo disponibiliza uma central de atendimento por telefone no número 135.

O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Maira Monteiro[email protected]

Diretora-executiva do BHAZ desde junho de 2018. Jornalista graduada pela PUC Minas, acumula mais de 15 anos de experiência em redações de veículos de imprensa, como Record TV e jornal Hoje em Dia, e em agências de comunicação com atuação em marketing digital, como na BCW Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!