Michelle Giannella, da TV Gazeta, é acusada de pedir que repórteres troquem nudes por entrevistas; ela nega

Michelle Giannella
Jornalista diz ser vítima de um complô (Reprodução/@michellegiannella/Instagram)

A gerente do departamento de esportes da TV Gazeta, Michelle Giannella, é acusada de pedir que repórteres enviem “nudes” ou “seminudes” a assessores de imprensa ou atletas, em troca de entrevistas para a emissora. Reportagem publicada hoje (7) pelo UOL reuniu acusações de ex-funcionários, e a jornalista nega.

De acordo com as denunciantes, Giannella fez a recomendação em duas oportunidades, em reuniões em que outras cinco pessoas estavam presentes. Esses pedidos teriam ficado frequentes quando ela foi promovida a gerente, em 2019.

“Já vivi muito machismo na Gazeta, e entrava na brincadeira para conseguir espaço. Foi melhorando, e, quando finalmente já estava fora de moda esse tipo de coisa, tive que ouvir um absurdo desse de uma mulher. Ela falava com sorriso no rosto. Me senti uma incompetente que só conseguiria trabalhar se mostrasse o corpo”, disse uma das ex-funcionárias ao UOL.

Nenhuma das duas profissionais ouvidas pela reportagem cumpriu a ordem da chefe. Um repórter que trabalhou na Gazeta entre 2010 e 2022, Guilherme Camarda, ainda confirmou as acusações ao UOL. “Ela disse para a jornalista enviar uma foto de biquíni para conseguir entrevista. E o mais inacreditável é que ela fala na frente de todo mundo, como se fosse natural”.

Outras denúncias

A reportagem também reúne mais denúncias sobre um suposto comportamento problemático de Michelle Giannella. Cinco pessoas disseram que um repórter apresentou um atestado médico em determinada ocasião, e a chefe disse em uma reunião aberta que o documento era falso.

Outro funcionário diz ter sido demitido depois de desenvolver um quadro de depressão, que ele atribui ao comportamento da própria chefe. Apesar de Michelle dizer não se lembrar de demitir um funcionário com depressão, o UOL informa que teve acesso ao exame demissional dele, que aponta a doença.

Michelle nega

Ainda ao portal, Michelle Giannella negou todas as acusações. “Isso não existe, isso é mentira. Eu sou mulher, eu estou há 24 anos neste trabalho e eu nunca usei o meu corpo pra me expor ou pra eu conseguir alguma coisa com algum atleta. E falar para uma mulher mandar foto de biquíni para um assessor? Pelo amor de Deus, gente, não tem isso”, disse.

A jornalista diz ser vítima de um complô formado por funcionários que não aceitaram demissões. Ela admite errar, mas diz que busca sempre melhorar como ser humano, além de garantir que gosta de ter um bom ambiente de trabalho.

“Ganhei uma mesa de futebol de botão para os meus filhos e levei essa mesa para a nossa redação, para as pessoas brincarem, porque eu gosto de ter um ambiente legal”, disse. Chico Lang, comentarista e ex-chefe de reportagem, defendeu Michelle e afirmou ao UOL que nunca presenciou as atitudes por parte da colega.

A Gazeta também chama as acusações de infundadas a afirma que não há registros internos ou jurídicos sobre as denúncias. “No entanto, com base nessas sinalizações, informamos que a gestão de pessoal do departamento de esportes está sendo acompanhada de perto com o objetivo de garantir a manutenção do bom ambiente profissional da equipe”, diz nota.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!