Ministério da Saúde coloca nível máximo de alerta para varíola dos macacos

varíola-do-macaco
Varíola dos macacos tem aumento de casos no Brasil (Divulgação/Vigilância do Estado/Secretaria da Saúde)

O Ministério da Saúde colocou nível máximo de alerta para lidar com a transmissão da varíola dos macacos. O Brasil já registrou 2.293 casos da doença.

Segundo informações do Plano de Contingência Nacional para Monkeypox (acesse aqui), que foi publicado pelo órgão no fim de semana, são três níveis de classificação da emergência sanitária. Agora, o ministério colocou em último grau a classificação para a doença no país.

Com isso, a doença é considerada uma “ameaça de relevância nacional com impacto sobre diferentes esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), exigindo uma ampla resposta governamental”. A ideia é alertar todos os órgãos do governo que a doença precisa de máxima atenção.

“Este evento constitui uma situação de excepcional gravidade, podendo culminar na declaração de emergência em saúde pública de importância nacional (Espin)”, disse o Ministério da Saúde no plano de contingência.

Com o aumento crescente dos casos no país, pela transmissão comunitária e a falta de insumos para tratar a varíola, o Ministério da Saúde resolveu colocar o alerta máximo.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!