Monumento do ‘Touro de Ouro’ inaugurado em São Paulo vira alvo de protestos contra a fome

touro de ouro
O monumento, que é uma réplica do touro de Wall Street e representa o ‘otimismo do mercado’ (Reprodução/@juventudefogonopavio/Instagram)

A escultura de cinco metros do “Touro de Ouro” inaugurada ontem (16) em frente à B3, sede da bolsa de valores em São Paulo, amanheceu encoberta por cartazes contra a fome nesta quarta-feira (17). O monumento, que é uma réplica do touro de Wall Street e representa o “otimismo do mercado”, foi alvo de uma ação coordenada pelos grupos “Juventude Fogo no Pavio” e “Movimento Raiz da Liberdade”.

Pelas redes sociais, os manifestantes publicaram alguns registros do ato, junto a uma nota que repudia o significado da escultura. “Nesta semana, a Bolsa de Valores instalou a estátua do Touro de Ouro no Centro de São Paulo. O que para eles simboliza a força do mercado financeiro, para nós é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho”, disseram.

“Não há nada o que comemorar! Enquanto os bilionários especulam e celebram seus rendimentos, nós lutamos contra a realidade que gera 20 milhões de trabalhadores famintos, ao mesmo tempo em que faz nascer 42 novos bilionários”, escreveram os manifestantes em outro trecho.

‘Touro de Ouro’

Segundo a Bolsa de Valores, o monumento do Touro de Ouro foi idealizado pelo economista Pablo Spyer e o artista plástico e arquiteto Rafael Brancatelli. Ele está localizado na rua XV de Novembro, no Centro de São Paulo “e pode ser visitado gratuitamente por paulistanos e visitantes”.

“O Touro de Ouro representa a força e a resiliência do povo brasileiro. A B3 está trazendo esse novo símbolo para valorizar não apenas o centro de São Paulo, mas o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil, que passa pela própria história da bolsa”, disse Gilson Finkelsztain, CEO da B3.

O Touro foi construído sobre uma estrutura metálica e possui camadas de fibra de vidro, além de uma pintura de alta temperatura anticorrosiva. Ele possui tem 5,10 metros de comprimento, três metros de altura e dois de largura.

“Foi mais de um ano de jornada, desde a concepção do projeto, para chegarmos a um conceito original e ao design de um touro totalmente brasileiro, com uma expressão representativa da bravura e a coragem do nosso povo”, destaca Rafael Brancatelli.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!