Moro será julgado nesta terça pela divulgação de conversas entre Dilma e Lula

Moro, Dilma e Lula, personagens do julgamento desta terça, em Brasília/Reprodução – EBC

O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, será julgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta terça-feira (30), em Brasília. Moro responderá por reclamações disciplinares relacionadas à liberação de conversas telefônicas entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A sessão terá início às 9h, com transmissão da TV Plenário. O link de transmissão ao vivo só começa a funcionar no momento de início da sessão plenária.

Alguns senadores e deputados fizeram reclamações contra Moro que foram protocoladas pela CNJ. Nelas, os políticos afirmam que o juiz não poderia ter liberado tais gravações, já que Dilma possuía foro privilegiado.

O juiz Sergio Moro soltou as gravações um dia antes de o ex-presidente Lula participar da cerimônia de posse como ministro da Casa Civil. Os parlamentares também questionaram Moro sobre a quebra de sigilo profissional entre cliente e advogado, já que o escritório do defensor de Lula também foi grampeado.

Punição

Os deputados e senadores querem que a CNJ faça valer as medidas da Lei Orgânica da Magistratura (Lomam), que prevê a advertência, aposentadoria ou remoção compulsória, censura ou demissão do cargo.

Os deputados que formalizaram as reclamações junto a CNJ foram: Afonso Florence (PT-BA), Henrique Fontana (PT-RS), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Paulo Pimenta (PT-RS), Paulo Teixeira (PT-SP), Pepe Vargas (PT-RS) e  Wadih Damous (PT-RJ). Dentre os senadores, estão: Ângela Portela (PT-RR), Donizeti Nogueira (PT-RR), Fátima Bezerra (PT-PB), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Humberto Costa (PT-PE), Jorge Viana (PT-AC), José Barroso Pimentel (PT-CE), Lídice da Mata (PSB-BA), Lindbergh Farias (PT-RJ), Paulo Rocha (PT-PA), Regina Sousa (PT-PI) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!