Beni Borja, fundador do Kid Abelha e produtor do Biquíni Cavadão, morre aos 60 anos

Beni Borja
Artista produziu os seis primeiros álbuns do Biquíni Cavadão (Reprodução/Facebook)

Um dos fundadores do Kid Abelha e o primeiro baterista da banda, Beni Borja, morreu nessa quinta-feira (23) aos 60 anos. Ele também foi produtor da banda Biquíni Cavadão, que confirmou a morte por meio do Instagram.

“Baterista do Kid Abelha em sua primeira formação, Beni foi a primeira pessoa a nos incentivar a gravar profissionalmente aquela barafunda que fazíamos nos ensaios na casa do Miguel. Ele dizia que ‘Tédio’ seria o hit do verão”, diz o comunicado.

Beni Borja assina sucessos da música brasileira como “Fixação”, que escreveu com Paula Toller e Leoni antes de deixar o Kid Abelha. O baterista saiu do grupo no fim de 1983, logo antes da banda lançar o primeiro álbum.

Advogado por formação, Borja seguiu na carreira artística como produtor do Biquíni Cavadão, lançando os primeiros seis discos do grupo.

“Beni foi sempre nosso ‘father figure’, alguém que orientava aqueles cinco adolescentes ainda se descobrindo no meio musical. Partiu dele a sugestão de sempre assinarmos as canções coletivamente, e assim pactuamos”, diz a nota da banda.

“Recentemente ele também nos procurou: estava para lançar seu primeiro disco em Janeiro. E dessa vez, o papel se inverteu, com ele querendo nossa opinião. Um belo disco, por sinal, com temas muito ricos e reflexivos, além de ótimo instrumental. Puxa, Beni. Que tristeza gigante de todos nós! Obrigado por tudo o que você fez por nós e pela música”, finaliza o texto.

Nos comentários da publicação, artistas e grupos como Rogério Flausino, Os Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho lamentaram a morte de Beni Borja e manifestaram solidariedade. A causa da morte não foi informada.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!