Mulher faz ataques racistas contra atendente negro e pede socorro ao ser presa

mulher presa racismo
Mulher foi racista com funcionário e pediu socorro ao ser presa (Reprodução/Facebook)

Uma mulher de 58 anos pediu socorro ao ser presa suspeita de injúria racial após atacar um atendente negro com ofensas racistas. O crime foi na última sexta-feira (2), em Santa Cruz do Sul (RS).

Um vídeo do circuito mostra a mulher entrando em um bar e conversando com um dos funcionários. Em determinado momento, ela se dirige ao trabalhador negro e começa a incomodá-lo. Depois, faz os ataques racistas para e ainda declara: “Eu sou branca, e ele é negão”.

Mulher racista pede socorro ao ser presa

Uma pessoa que estava do lado de fora do estabelecimento filmou o momento em que a polícia levou a mulher algemada.

“Socorro, estou sendo presa, socorro!”, gritava ao ser presa. Enquanto isso, pessoas que estavam presentes comemoraram batendo palmas. “É isso aí! Racista! Nojenta”.

Prisão em flagrante

A BM (Brigada Militar) fez a prisão em flagrante da mulher após ser acionada pelo 190. Ao chegarem no bar, os policiais ainda presenciaram a mulher sendo racista com o funcionário.

Conforme os policiais, ela apresentava sinais de embriaguez. “Ela estava muito alterada. Quando se recusaram a servir bebida, ela começou a ofender esse moço, que é negro e trabalha no local”, contou uma testemunha.

O BHAZ entrou em contato com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul para saber sobre a investigação do caso, porém não obteve respostas. Tão logo a corporação se pronuncie, esta matéria será atualizada.

Bar se solidariza com funcionário

O Bar Santomé se pronunciou a respeito do racismo sofrido pelo funcionário. “Nós do Bar Santomé viemos aqui prestar a nossa solidariedade ao funcionário Renato Santos (Renatinho) que hoje foi ofendido com injúrias raciais!!! Aqui quem é racista não é bem-vindo!!! É incrível que ainda temos que passar por isso!!!!”.

Bar Santomé se solidarizou com funcionário vítima de racismo (Reprodução/Instagram)

Mulher ameaça a vítima

Renato Santos, vítima do racismo, publicou um vídeo indo para a delegacia junto com a mulher. Mesmo presa, é possível ver, no registro, que ela continuou proferindo xingamentos contra Renato e o ameaça. Ele permaneceu calado.

“Alguém vai mudar sua cor? Não vai mudar nem a tua e nem a minha, diabo!”, gritou a mulher. “Você vai ver se eu não te mato, desgraçado. Tu não me acusou de ser racista? Tu acha que ser preto é bom?”, questionou. Confira:

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!