Neto detona pedido de desculpas de Sikêra Jr. e o chama de homofóbico: ‘Vai ver só’

Neto critica Sikêra Jr
Ex-jogador ainda chegou a ameaçar o apresentador da RedeTV! (Reprodução/Band TV)

O ex-jogador de futebol e apresentador Neto não economizou críticas ao repudiar os ataques homofóbicos compartilhados por Sikêra Júnior, da RedeTV!, e chegou a ameaçá-lo durante o programa “Os Donos da Bola”, da Band, desta quarta-feira (30). O trecho em que Neto detona o apresentador do “Alerta Nacional“, que chamou os integrantes do movimento LGBTQIA+ de “raça desgraçada”, viralizou nas redes sociais nesta tarde.

“A gente não pode ter esse jornalista, que é o Sikêra Júnior, falar o que ele falou sobre os homossexuais… Burger King, vocês estão de parabéns! Vocês arrebentaram! Aí, no dia seguinte, o cara pede desculpas”, começou Neto. Na última sexta-feira (26), o apresentador da RedeTV! criticou uma peça publicitária do Burger King que apresenta um caminho para pessoas que dizem não saber como explicar a comunidade LGBTQIA+ para crianças. Já ontem (30), ele pediu perdão “para quem se sentiu ofendido”, mas manteve falas homofóbicas.

‘Você vai ver só’

O ex-jogador, então, apontou que diversas empresas anunciaram que não vão mais patrocinar comerciais na RedeTV! devido ao comportamento discriminatório de Sikêra Jr., que é considerado crime no Brasil desde 2019. “Sabe por que ele pediu desculpas? Porque os patrocinadores saíram fora de lá. Ou você pensa assim ou você não pensa. Não é esse o seu pensamento, esse?”, completou.

“Se for seu pensamento, espero que um dia você não me encontre. Porque o dia que você me encontrar, em qualquer lugar, você vai ver só. Eu e você num lugar fechado, você falar isso pra mim. Ou até o dono da RedeTV!, qualquer um de vocês que pensam assim”, ameaçou, exaltado, o apresentador da Band.

“Aí depois que a corda vem no seu pescoço, vai pedir desculpa. Desculpa nada, o seu pensamento é esse. Você é homofóbico! E muito. E eu não tenho medo de você e nem de quem é dono da RedeTV!. E se quiser ligar aqui pra Band, pode ligar, porque aqui não tem isso. […] Não adianta pedir desculpa, você tem que aprender com seus erros, finalizou Neto.

Entenda

Na sexta-feira (26), às vésperas do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o apresentador do Alerta Nacional, da RedeTV!, Sikêra Júnior, xingou todos os homossexuais durante editorial em seu programa. Sikêra disse que as pessoas que integram o movimento LGBTQIA+ são uma “raça desgraçada” que quer “acabar com a a família tradicional brasileira”.

“A criançada está sendo usada. Um povo lacrador que não convence mais os adultos e agora vão usar as crianças. É uma lição de comunismo: vamos atacar a base, a base familiar, é isso que eles querem. Nós não vamos deixar”, disse o apresentador em referência à peça publicitária do Burger King. A temática do comercial não agradou grupos conservadores, inclusive o pastor Silas Malafaia.

“Vocês são nojentos. A gente está calado, engolindo essa raça desgraçada, mas vai chegar um momento que vamos ter que fazer um barulho maior. Deixa a criança crescer, brincar, descobrir por ela mesma. O comercial é podre, nojento”, disse Sikêra, em meio a outras acusações.

Após a série de falas homofóbicas, o MPF (Ministério Público Federal) apresentou uma ação civil pública contra a emissora e o apresentador, pedindo uma indenização de R$ 10 milhões por danos morais coletivos.

‘Quem é você?’

Já nessa terça-feira (29), um jornalista do Brasil Urgente, da Band Rio Grande do Norte, deu um show de uma empatia na noite de ontem, ao mandar um recado para Sikêra Júnior. “Chega em nome de Deus cometer alguma violência, cometer agressão. O Deus que esses caras conhecem não é meu Deus. […] Eu quero deixar um recado para um colega nosso que trabalha lá no Norte do país, tem um programa nacional, senhor Sikêra Júnior”, começou.

“Não conheço, nunca tive o desprazer de estar com ele, não gosto do trabalho dele, mas respeito como profissional de imprensa que é. Então quero fazer primeiro um alerta a ele, já que o programa dele acho que tem alguma coisa desse tipo no nome. O senhor é apresentador, eu sou também. O senhor pode ser milionário, mas nós temos responsabilidades iguais. Saiba usar a sua”, completou.

Jacson ainda comparou o apresentador do Alerta Nacional com diversos ícones brasileiros ao longo das décadas que fazem parte da comunidade LGBTQIA+. “Quem é você comparado a Paulo Gustavo? Quem é você comparado a Joãozinho 30? Quem é você comparado a Clodovil? Quem é você comparado a Cássia Eller? Comparado a Renato Russo? Comparado a Cazuza? E tantos outros gays e lésbicas que orgulham e honram este país”, enumerou.

Peso no bolso

Diversas empresas anunciaram que não vão mais patrocinar comerciais na RedeTV! devido ao comportamento discriminatório de Sikêra Júnior. Pelas redes sociais, a construtora MRV afirmou que não vai mais investir no programa do apresentador. “A MRV acredita na diversidade e não compactua com qualquer forma de preconceito. O programa Alerta Amazônia/Nacional já não faz mais parte dos nossos planos de mídia”, disse a empresa após ser questionada por um seguidor.

Entre outras marcas que seguiram o boicote estão Magazine Luiza, Tim, Nivela e HapVida. Também pelas redes sociais, o Magalu afirmou que “É contra qualquer forma de LGBTfobia e nunca admitiremos isso. Não patrocinamos o programa, mas havia anúncios sendo exibidos de forma automática pelo YouTube no canal. Eles já foram bloqueados e não serão mais exibidos”.

Já a operadora Tim afirmou que suspendeu a veiculação de comerciais na semana passada e que “não está ligada a movimentos nem compactua com disseminação de notícias falsas e discursos de ódio”. O grupo HapVida reforçou que não apoia “forma alguma de preconceito, seja social, de credo, raça, gênero ou orientação sexual” e que suspendeu, “no momento”, o patrocínio ao programa Alerta Amazonas/Alerta Nacional.

No Twitter, a Nivea disse que “não compactua com a propagação de fake news e de discursos de ódio” e que já providenciou a suspensão do anúncio, assim como o bloqueio do canal.

Pedido de desculpas

Sikêra Júnior fez um desabafo durante seu programa, na noite de ontem (29), pedindo perdão “para quem se sentiu ofendido” pelos ataques. O apresentador disse que tem vários “homossexuais trabalhando à frente e atrás das câmeras”, mas manteve falas homofóbicas em relação à peça publicitária do Burger King.

“Eu quero pedir licença aos meus colegas, aos diretores, para falar algo que tá me incomodando desde a última sexta-feira. Eu venho recebendo milhares, mas milhares de mensagens, incomodadas com um comentário que fiz sobre um comercial que utilizou de crianças. Usou crianças para promover a diversidade sexual”, disse.

O apresentador, contudo, mantém sua posição sobre o comercial. “Eu recebi apoio de muitos. Mas também foi alvo de muitas críticas e ataques. Sei também que colegas de trabalho e repórteres que atuam nesse canal também foram atacados. Primeiro eu quero deixar claro uma coisa. Tudo que eu falo nesse programa é de minha responsabilidade. Eu nunca fugi, não vai ser agora que eu vou fugir da minha responsabilidade. Digo e mantenho a minha palavra”, continuou.

Sikêra argumentou que o seu programa tem o maior número de homossexuais de frente e atrás das câmeras. “Quem trabalha comigo sabe o respeito que eu tenho por cada um. E não me importa sexo não, tá? Religião, cor da pele… aqui todo mundo é tratado com respeito, com carinho. Com muito carinho. Eu desafio ainda qualquer um que me critica encontrar em outro jornal policial ou não tantos homossexuais trabalhando à frente e atrás das câmeras como esse programa”, disse.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!