Nova vacina contra a dengue chega ao Brasil na semana que vem; saiba detalhes

dengue
Dados incluem 10 semanas epidemiológicas de 2024, até 9 de março (Agência Brasil/Arquivo)

Uma nova vacina contra a dengue, formada por quatro diferentes sorotipos do vírus que causa a doença, deve chegar ao Brasil na próxima semana. A informação foi divulgada pela Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC).

O imunizante Qdenga, da empresa Takeda Pharma Ltda., foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março e, segundo o órgão, oferece ampla proteção contra a dengue.

Preço da vacina contra dengue

Segundo a ABCVAC, a vacina ficará disponível somente em laboratórios particulares a princípio. O preço deve variar entre R$ 350 e R$ 500 para o consumidor final, dependendo do estado.

“As clínicas devem utilizar esse parâmetro na composição da sua precificação final, que também inclui o atendimento, a triagem, a análise da caderneta de vacinação, as orientações pré e pós-vacina, além de todo o suporte que os pacientes necessitam para se informar corretamente sobre a questão da vacinação”, destacou.

Quem pode tomar?

A Anvisa informa que a vacina contra dengue é indicada para crianças acima de quatro anos, adolescentes e adultos até 60 anos. Apenas quem já teve dengue pode tomar o imunizante anterior, o Dengvaxia. Assim, a Qdenga é a primeira dose aprovada aqui para um público mais amplo.

O esquema de aplicação será subcutâneo, com duas doses e intervalos de três meses entre as aplicações. A vacina segue sujeita ao monitoramento de “eventos adversos”, por meio de ações de farmacovigilância sob a responsabilidade da empresa.

A eficácia para todos os sorotipos combinados entre os indivíduos que nunca foram infectados é de 66,2%. Para quem já teve dengue, o índice é de 76,1%.

“A demonstração da eficácia da Qdenga tem suporte principalmente nos resultados de um estudo de larga escala, de fase 3, randomizado e controlado por placebo, conduzido em países endêmicos para dengue com o objetivo de avaliar a eficácia, a segurança e a imunogenicidade da vacina”, disse a Anvisa.

Quais os principais sintomas da dengue?

De acordo com o Ministério da Saúde, a infecção por dengue pode ser assintomática. Muitos casos, no entanto, causam sintomas como febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo.

Veja abaixo os sinais de alarme:

  • Dor abdominal intensa (referida ou à palpação) e contínua;
  • Vômitos persistentes;
  • Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
  • Hipotensão postural e/ou lipotímia;
  • Letargia e/ou irritabilidade;
  • Hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal;
  • Sangramento de mucosa;
  • Aumento progressivo do hematócrito.

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!