Brasil fechará fronteiras a seis países da África após casos de nova variante da Covid

aeroporto
Restrição tem caráter temporário (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Brasil fechará, a partir de segunda-feira (29), as fronteiras aéreas a seis países da África por causa de uma nova variante do novo coronavírus. A informação é do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Segundo o ministro, a portaria deve ser publicada neste sábado (27).

A restrição afetará os passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini (ex-Suazilândia). Ainda de acordo com o ministro, a decisão foi tomada em conjunto e será assinada pela Casa Civil, Ministério da Infraestrutura, Ministério da Saúde e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Uma portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira”, publicou o ministro no Twitter, nessa sexta-feira (26).

A nova variante do coronavírus identificada na África do Sul, batizada de Ômicron (B.1.1.529), foi declarada ontem uma variante de preocupação pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Ela tem uma proteína bastante diferente do vírus original e ainda não se sabe se as vacinas aprovadas até o momento são eficazes para evitar sua infecção.

Casos pelo mundo

Mais cedo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou ao governo que restringisse os voos e viajantes de países do sul do continente africano, entre eles a África do Sul.

A decisão brasileira seguiu restrições de viagens impostas por diversos países, como Reino Unido, Estados Unidos e a União Europeia. Ontem, um caso da nova variante foi identificado na Bélgica. Antes, haviam sido descobertos casos na África do Sul, Botswana, um em Hong Kong e um em Israel.

Com Agência Brasil

Edição: Giovanna Fávero

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!