OMS recomenda não usar ibuprofeno em casos suspeitos do novo coronavírus

ibuprofeno coronavírus
A OMS recomendou que pessoas que tenham sintomas do novo coronavírus não usem ibuprofeno (kenishirotie/Envato)

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou, nessa terça-feira (17), que pessoas que tenham sintomas do novo coronavírus não usem ibuprofeno. Em vez de usar o medicamento citado, o órgão pede que as pessoas utilizem o paracetamol.

A advertência aconteceu após o ministro da Saúde da França, Oliver Veran, falar sobre um estudo do The Lancet, que levanta a hipótese de que uma enzima estimulada pelo medicamento e outros semelhantes possam facilitar e piorar as infecções pelo vírus. Os casos podem piorar, principalmente, para pessoas com diabetes ou hipertensão.

De acordo com Christian Lindmeier, porta-voz da OMS, especialistas da ONU estão analisando o assunto. “Enquanto isso, recomendamos o uso de paracetamol e não usar ibuprofeno como automedicação. É importante”, explicou.

Pelo Twitter, o ministro francês disse que usar tal medicamento pode ser um fator agravante. “Tomar medicamentos anti-inflamatórios (ibuprofeno, cortisona) pode ser um fator para agravar a infecção. Se tiver febre, tome paracetamol. Se você já estiver tomando medicamentos anti-inflamatórios ou estiver em dúvida, consulte seu médico”.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!