TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Após operação com mais de 60 mortos no Rio de Janeiro, moradores levam outros 50 corpos para praça

29/10/2025 às 09h15
A mobilização dos moradores começou na madrugada e terminou na manhã desta quarta. (Reprodução/Redes Sociais)

Os moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, levaram dezenas de corpos para a Praça São Lucas entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira (28). Os corpos foram retirados de uma área de mata conhecida como Vacaria, na Serra da Misericórdia.

De acordo com informações publicadas por moradores em suas redes sociais, essa mobilização está acontecendo para que familiares possam reconhecer os corpos.

Segundo o Governo do Estado do Rio de Janeiro, 60 pessoas foram mortas durante a operação nos complexos da Penha e do Alemão, além de quatro policiais. A Polícia Militar informou que os corpos levados à praça pelos moradores não estão, a princípio, incluídos na contagem oficial divulgada até o momento.

Megaoperação

Uma megaoperação das forças de segurança do Rio de Janeiro deixou ao menos 64 mortos e resultou na prisão de mais de 100 pessoas nessa terça-feira (28), nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da capital. Entre os mortos estão quatro policiais — dois civis e dois do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

A ação, chamada de Operação Contenção, mobilizou cerca de 2.500 policiais civis e militares para cumprir mandados de prisão e apreensão de armas e drogas. De acordo com o governo estadual, quase 100 fuzis foram retirados de circulação, além de pistolas, granadas e mais de meia tonelada de entorpecentes.

Relatórios de inteligência motivaram o governo a solicitar ao governo federal vagas em presídios federais para a transferência de lideranças criminosas. O objetivo da operação, segundo o estado, é interromper a atuação e a expansão territorial da facção que domina a região.

A operação, que segue em andamento, ocorreu após mais de um ano de investigação realizada pela Polícia Civil com apoio do Ministério Público. A área atingida pelos confrontos inclui 26 comunidades e uma população estimada em mais de 200 mil moradores.

Lavínia Fernandes

Jornalista formada pela PUC Minas. Publicou um artigo sobre alfabetização midiática pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.
LinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ