Orgulho de ser brasileiro cai para 74% e vergonha aumenta, diz Datafolha

13/06/2025 às 17h17
Ranking felicidade Brasil

O sentimento de orgulho em ser brasileiro caiu, enquanto o sentimento de vergonha aumentou. É o que mostra a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (13).

De acordo com o levantamento, 74% da população tem mais orgulho do que vergonha de ser brasileiro. Em 2023, o índice era de 83%. Já os entrevistados que têm mais vergonha aumentaram de 16% para 24% no mesmo período de tempo.

Veja também


Outro fator avaliado foi o pessimismo das pessoas em relação ao país. Os dados mostraram que o sentimento aumentou de 47%, em 2023, para 50% em 2025.  Já os otimistas diminuíram de 35%, em 2023, para 31% agora.

A pesquisa realizou 2.004 entrevistas em 136 municípios na última terça-feira (10) e quarta-feira (11), A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Histórico

O menor índice de orgulho de ser brasileiro desde o início da série histórica foi registrado em junho de 2017: 50% dos entrevistados disseram sentir orgulho, enquanto 47% declararam sentir vergonha. O cenário refletia o clima de insatisfação após os protestos ligados ao impeachment de Dilma Rousseff (PT) e aos escândalos da Operação Lava Jato.

O pico de orgulho, por outro lado, ocorreu em novembro de 2010, quando 89% dos entrevistados se declararam orgulhosos de sua nacionalidade. O dado coincide com o fim do segundo mandato do então presidente Lula, que deixava o cargo com alta aprovação e preparando a sucessão para sua aliada Dilma Rousseff.

Em 2025, o sentimento de orgulho é mais forte entre os eleitores de Lula. Entre os que afirmam ter votado no petista em 2022, 85% dizem sentir mais orgulho do que vergonha de ser brasileiro. O índice sobe para 88% entre os que declaram intenção de votar nele em 2026, contra apenas 10% que se dizem envergonhados.

Já entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), 65% afirmam sentir mais orgulho do que vergonha, enquanto 33% se dizem mais envergonhados. Entre os que pretendem votar novamente no ex-presidente, atualmente inelegível por decisão do STF, os números se mantêm semelhantes: 64% de orgulho e 35% de vergonha.

Regionalmente, o Sul apresenta o menor índice de orgulho, com 68%, seguido pelo Sudeste, com 71%. Nas demais regiões — Norte, Nordeste e Centro-Oeste — o sentimento de orgulho é de 78%.

Isabella Guasti

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Isabella Guasti

Email: [email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ