Padre quebra pedras sob viaduto a marretadas ao defender população de rua

padre julio lancellotti
Padre Julio Lancellotti resolveu ajudar a destruir pedras debaixo de viaduto em SP (Reprodução/@pejulio/Twitter + Reprodução/@EKrominski/Twitter)

O padre Julio Lancellotti, 72, decidiu colocar as mãos na massa e destruir pedras colocadas debaixo de um viaduto em São Paulo para impedir a presença de pessoas em situação de rua. Vigário da da Arquidiocese da capital, ele publicou no Twitter registros do momento e legendou da seguinte forma: “marretadas nas pedras da injustiça”.

A instalação dos pedregulhos começou na quinta (28) e, após gerar diversas críticas, a Prefeitura de São Paulo informou que desconhecia a motivação para instalação das pedras. Depois, decidiu retirá-las e, segundo a administração municipal, o funcionário responsável foi exonerado.

Nesta terça-feira, o padre Julio Lancellotti, que possui mais de 100 mil seguidores, compartilhou fotos retirando as pedras sob o viaduto. O vigário faz parte da Pastoral do Povo da Rua, e possui experiência no que diz respeito ao auxílio de pessoas em situação de rua.

Ao BHAZ, padre Jullio Lancelloti contou que presenciou o início dos trabalhos de retirada das pedras. “A prefeitura tinha feito essas pedras na semana passada, isso foi noticiado e teve uma repercussão muito grande, e a própria prefeitura mandou remoção. E como eles tinham começado a fazer a remoção manual, eu também fui tirar algumas daquelas pedras”.

O vigário conta a motivação para ajudar no trabalho de remoção das pedras, dizendo que foi simbólico. “Eu fui lá para derrubar aquelas pedras como um ato de protesto e indignação frente a uma arquitetura desumana, uma arquitetura hostil, violenta e higienista. Claro que eu na idade que tenho, não possuo forças para derrubar, eu derrubei umas quatro ou cinco, mas simbolicamente é a nossa indignação com uma forma tão desumana de querer resolver questões sociais”.

Prefeitura manda retirar as pedras

A Prefeitura de São Paulo recebeu inúmeras críticas pela instalação das pedras, e decidiu voltar atrás as destruindo. Além disso, a instituição exonerou o funcionário responsável pelas obras e iniciou a retirada das pedras nessa segunda-feira (1). O objetivo da obra era evitar que pessoas em situação de rua colocassem colchões e outros objetos pessoais debaixo do viaduto de Tatuapé.

“Existem coisas que podem ser feitas, como por exemplo locação social, locação social já é uma figura jurídica, já é uma figura que existe no orçamento da prefeitura. Existe também a bolsa aluguel, auxílio moradia, existem vagas na rede hoteleira. Existem outras formas de acolher a população que está em situação de rua, que cada vez é maior em São Paulo, que não seja a hostilidade e o higienismo”, argumentou o Padre Julio.

Padre recebe apoio

Quando perguntado sobre o que a população poderia fazer perante situações como essa, padre Julio Lancellotti deu um conselho simples, mas grandioso. “Eu acredito que a gente sempre precisa ler a cidade a partir de quem está na calçada, e não a partir de quem está no palácio ou na cobertura”.  No Twitter, várias pessoas apoiaram o gesto do padre, admirando o exemplo dado. Confira alguns comentários:

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!