Pequena Lô é impedida de embarcar em avião por conta de ‘motinha’ no dia Internacional das PCDs

pequena-lô
Pequena Lô usa uma scooter para se locomover pois possui deficiência física (Reprodução/@_pequenalo/Instagram)

A humorista Pequena Lô foi impedida de embarcar em um avião do Rio de Janeiro para São Paulo por conta de sua scooter – a “motinha” que ela utiliza para se locomover. O incidente ocorreu nesta sexta-feira (3), Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Lorrane relatou o fato em suas redes sociais, ressaltando que se sentiu humilhada, e chamando atenção para as dificuldades no cotidiano das PDCs (Pessoas com Deficiência).

Segundo contou a humorista, o voo com 118 pessoas ficou 1h atrasado, pois a companhia não queria embarcar com a scooter dela. “Tentaram colocar 1.300 defeitos na motinha, falando que eu não poderia embarcar por conta da minha bateria a gel”.

“Vocês me acompanham aqui e sabem que eu viajo direto, principalmente São Paulo a Rio de Janeiro. Gente eu estou muito chateada, eu saí do avião, desisti de embarcar nesse avião, e o pior para mim, eu me senti humilhada porque tinham 118 pessoas no avião”, relatou.

Avião com escadaria

Pequena Lô contou que sua mãe, que estava com ela, chegou a se levantar dentro do avião e pedir desculpas a todos os passageiros que estavam presentes. “Eu fiquei muito chateada, saí do avião e comecei a chorar porque eu fiquei muito triste, e ainda estou né”.

“E para completar, tive que subir escadas porque o voo de hoje foi remoto. O tamanho da escadaria que tive que subir, e agora descer porque desisti de viajar nesse voo. Agora imagina as outras pessoas com deficiência que precisam viajar??? A gente não tem direito de ir e vir, pelo amor de Deus gente! Revoltante. Isso vale para todas as linhas aéreas” reclamou Lorrane.

Ela ainda acrescentou, em seus stories, que ficou se perguntando se não possui direito de ir e vir “por conta de suas limitações” ou “pelo despreparo das companhias aéreas”. A humorista disse que a equipe da companhia aérea tratou ela e sua mãe com grosseria e ainda as ignoraram.

‘É uma falta de respeito’

Pequena Lô ficou no aeroporto esperando pelo próximo voo que lhe arranjaram, da mesma companhia aérea. “Se eles não deixaram eu embarcar nessa companhia aérea, eles vão me deixar viajar em outro avião mas na mesma companhia aérea? Não faz sentido isso, nunca tinha me acontecido isso”, disse.

“Eu fico triste não só por mim, mas também pelas outras pessoas com deficiência que passam por isso. É uma luta, eu vim contar isso para vocês porque serve de exemplo não só para essa companhia aérea que eu passei por isso, mas para todas. Porque é uma falta de respeito, um despreparo”.

Internautas questionam por que ela não despachou

A psicóloga relatou estar recebendo comentários de pessoas dizendo que ela tem dinheiro para despachar a scooter e que esse é um procedimento comum da companhia aérea. “‘Ah Lô, mas você tem dinheiro, porque não pagou para despachar, imagina quem não tem condição’ e quem tá falando isso gente? Eu estou falando de direito da pessoa com deficiência”.

“Parem de achar que vocês estão militando, vocês estão é enchendo o saco! Vocês falam que é frescura porque não passam por isso na vivência de vocês. Tenham empatia pelo menos alguns minutos”, pediu Pequena Lô.

Uber recusa Pequena Lô

Por fim, ainda em seus stories, Lorrane contou que também passou por percalços com um carro de aplicativo. Ela disse que a companhia aérea afirmou que teria um veículo lhe esperando quando desembarcasse, mas isso não aconteceu.

“Na hora que eu cheguei no aeroporto, pedi um Uber, porque até então falaram que ia ter um carro me esperando pela companhia aérea mas não tinha, e aí para completar pedi um Uber, e o Uber não quis me levar, só o segundo que me levou. Hoje estou sem paz nenhuma”, finalizou.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!