Polícia que mata e impunidade: Brasil recebe denúncia da ONU

A ONU, Organização das Nações Unidas, vai denunciar o Brasil por impunidade nos crimes cometidos pela polícia no país. O relator Juan Mendez, alerta que os homicídios cometidos pela polícia são “ocorrências regulares”, e não fatos pontuais.

Além disso, os casos de abusos contra os detidos, por exemplo, de torturas quando já estão presos, geram resistência e vingança, aumentando a cadeia da violência e o ódio à impunidade.

Não apenas o tratamento cruel dos policiais perante os detidos, mas também agora com uma onda de abuso de poder em manifestantes, os casos de investigação devem ser tratados de forma imediata, e por isso a ONU pede fim “dos autos de resistência”. O termo é usado por policiais que matam suspeitos alegando autodefesa.

O informe também destaca a situação precária e humilhante das prisões brasileiras. O tratamento dos detentos e a infraestrutura são desumanos e precisam ser reavaliados e colocados nas pautas das discussões políticas com urgência, afirma Juan Mendez. Segundo a ONU, o Brasil é o quarto país com a maior população carcerária, com aproximadamente 711 mil pessoas.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!