VÍDEO: Policial federal salva criança engasgada em restaurante no Rio de Janeiro

Policial salva criança engasgada
Policial executou a manobra de Heimlich para salvar a menina (Reprodução/Redes sociais)

Um policial federal que almoçava em um restaurante no Rio de Janeiro salvou uma criança que se engasgou com a comida, durante uma refeição com a família, nessa segunda-feira (2). O agente Alexandre Ferreira da Silva, lotado na Delegacia da PF de Foz do Iguaçu, no Paraná, passa férias na capital fluminense.

Um vídeo registrado por câmeras de segurança no restaurante Asa Rio mostra que, por volta de 12h35, a criança sentada na mesa ao lado do policial começou a engasgar com a comida. A menina apresentou sinais de sufocamento, colocando as mãos na garganta, enquanto os pais tentavam ajudá-la.

O agente logo se levantou e executou a manobra de Heimlich, fazendo a criança expelir o pedaço de comida que havia provocado o sufocamento. Os pais agradeceram o policial e todos puderam voltar a fazer suas refeições.

De acordo com o portal Costa Oeste, a atitude do policial federal só foi possível devido ao curso de Pronto Socorrismo em Atividade Policial, realizado na PF de Foz do Iguaçu em junho de 2022, com instrutores da Academia Nacional de Polícia.

“A Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu parabeniza o PCF Alexandre Ferreira da Silva pelo socorro prestado e da vida salva, mesmo fora de serviço, mostrando que a constante qualificação e a contínua busca pelo conhecimento nos permite não só a prestar um serviço de excelência mas também a salvar vidas”, diz a corporação.

Como ajudar?

Engasgar é uma coisa muito comum, principalmente quando se é criança. Existem certas manobras que são importantes de se saber e podem salvar vidas nos momentos de desespero. Os procedimentos de emergência devem ser aplicados caso as vítimas enfrentem dificuldades para respirar devido ao engasgo.

No caso das crianças maiores de um ano, pode ser aplicada a manobra de Heimlich, que consiste em compressões abaixo das costelas, com sentido para cima, abraçando a criança por trás. Deve-se fazer o movimento até que o objeto seja deslocado das vias aéreas para a boca e expelido.

Já para os bebês com menos de um ano, a manobra de desengasgo consiste em 5 percussões com a mão na região das costas. Enquanto a vítima está de cabeça virada para baixo, quem está resgatando realiza outras 5 compressões na frente, até que o objeto seja expelido ou a criança torne-se responsiva e reaja.

Caso seja possível visualizar o objeto ou alimento na boca, retire-o com cuidado. Mas não tente ir às cegas com o dedo na boca, pois isso pode provocar lesões na região ou empurrar o corpo estranho para regiões mais baixas, piorando o quadro de obstrução.

Manobra de Heimlich
Aprenda como fazer a manobra de Heimlich (Corpo de Bombeiros do Acre/Divulgação)
Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!