Prefeitura se engana com contrato, coloca Patati e Patatá falsos em festa e público vaia palhaços

Palhaços foram contratados para entregar apostilas e prefeitura pensou que era para fazer show em festa da cidade (Reprodução/@DiarioAmazonia/Twitter)

Uma dupla falsa dos palhaços Patati e Patatá deu o que falar ao fazer um show em Guarantã do Norte (MT), no último sábado (4). A apresentação ocorria na festa de comemoração de 41 anos da cidade, mas a população interrompeu o show com vaias ao notar que não eram os palhaços originais. Um porta-voz do prefeito do município chegou a subir no palco para tentar acalmar o público e disse que iria rever o contrato.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra duas pessoas vestidas de Patati e Patatá no palco da festa dublando as músicas dos palhaços, com vários adultos e crianças na plateia. O público começou a vaiar a dupla, e o porta-voz do prefeito do município, Erico Stevan, subiu no palco para explicar a situação.

“Gente, eu levei até um susto quando eu entrei e ouvi aquele monte de vaia, eu falei ‘meu Deus!’. Quero dizer para vocês rapidamente, falando com o prefeito municipal, o Érico, prefeitão que gosta de gente, ele também está muito chateado, é claro. Esta é uma festa da família, queremos agradecer, em nome do prefeito, todos os papais, todas as mamães, as crianças”.

Porta-voz diz que prefeito iria rever contrato

O homem ainda declarou que o prefeito iria rever o contrato. “O prefeito pediu para eu dizer o seguinte: ele vai rever o contrato, o pagamento do Patati e Patatá, que ele também achou que foi uma falta de respeito. Então é o seguinte, vamos mandar uma vaia bem calorosa para o Patati e Patatá”, pediu o porta-voz. Assista:

No Diário Oficial da cidade, publicado no dia 8 de abril, há o registro de que a prefeitura de Guarantã do Norte contratou uma empresa especializada no fornecimento do Projeto Educacional “Musicalizando as vogais com Patati Patatá”. A empresa forneceu livros didáticos “de apoio complementar ao processo de aprendizagem propostos para a Educação Infantil e o ciclo de Alfabetização”, conforme diz o extrato.

A empresa contratada foi a P&P Editora e Comércio LTDA, no valor de R$ 332.820,00. Em entrevista à TV Migrantes Canal 3, do Mato Grosso, publicada ontem (6), o prefeito Erico Stevan disse que o contrato incluía uma apresentação do material com duração de 50 minutos, feita pelos palhaços Patati e Patatá.

“Foi comprado o material pedagógico, está no Portal da Transparência, as apostilas, etc, com o compromisso de eles fazerem uma apresentação desse material, de 50 minutos. E na verdade ficaram 10 minutos lá, enfim, uma verdadeira palhaçada que foi feita. Foi combinada uma coisa, e foi feita outra”, disse o prefeito. Ouça:

Produtora dos palhaços diz que show não estava no contrato

A Rinaldi Produções, detentora da marca Patati Patatá, por sua vez, disse ao BHAZ por meio de nota que a Prefeitura de Guarantã não contratou “nenhum show” dos palhaços. “Todos os livros foram devidamente entregues para a prefeitura ainda no mês de Maio/2022”, informou a empresa (leia a nota na íntegra abaixo).

“Ou seja, o Patati Patatá cumpriu integralmente sua parte no contrato firmado com a prefeitura deste
município. E para celebrar esta entrega, a dupla foi até a cidade apenas para tirarem fotos, em um
ambiente Escolar, com um pequeno grupo de professores e alunos da rede de ensino”, diz a nota.

No entanto, segundo o comunicado, o evento “se tornou um caos diante da divulgação prévia e enúncio ilícito feito por parte da prefeitura, de que haveria um show aberto do Patati Patatá, em praça pública, para comemoração das festividades de 41 anos de Guarantã do Norte/MT, descumprindo assim totalmente o contrato”.

Cidade anuncia Patati Patatá como atrações

Um perfil no Instagram identificado como “Guarantã do Norte” fez uma publicação no dia 31 de maio anunciando as atrações da comemoração do aniversário da cidade e, entre os artistas, a dupla Patati Patatá aparece escalada para o dia 04/06. Confira:

Ainda de acordo com a Rinaldi Produções, os palhaços enviados para a celebração de entrega do material acabaram sendo surpreendidos ao chegarem em Guarantã do Norte. “A dupla foi surpreendida por toda esta situação, inclusive sequer tinham os componentes necessários para um show deste porte, que inclui cenários lúdicos, adereços cenográficos, equipamentos técnicos de som e iluminação, ballet e outros personagens”.

“Mesmo assim, visando diminuir a frustração das famílias que estavam presentes e pelo respeito ao público
e amor pelas crianças, a dupla subiu ao palco e cantou quatro músicas, independente de não terem nenhuma natureza contratual para tal. Desta forma, não há e nunca houve nenhum contrato com a prefeitura para um show do Patati Patatá”.

‘Inadmissível que prefeitura tenha tido tal postura’

Além disso, a Rinaldi Produções informou que a empresa dos livros didáticos, a P&P Editora, “sequer tem a autorização de negociar shows do Patati Patatá, está tomando todas as providências jurídicas cabíveis para responsabilizar os autores de toda esta confusão”.

“O Patati Patatá tem 37 anos de história e compromisso com as famílias brasileiras e jamais deixaria de
cumprir um show completo caso fosse contratado. Portanto, é inadmissível que a Prefeitura e os demais
responsáveis tenham tido tal postura e conduta para com o Patati Patatá, e mais uma vez reafirmamos
que tomaremos todas as providências jurídicas cabíveis”, encerrou a nota.

Prefeitura diz que contrato foi mal interpretado

Na tarde desta terça-feira (7), a Prefeitura de Guarantã do Norte emitiu um comunicado isentando “de qualquer responsabilidade a marca Patati Patatá quanto a apresentação ocorrida no último sábado”. A administração municipal apontou que “houvera um erro de interpretação da parte contratante quanto a ocorrência de um show” (leia a nota na íntegra abaixo).

“Em proveito da oportunidade, salientamos que a nova data para a apresentação do material didático, com a participação dos alunos da rede municipal de ensino, será divulgada nos próximos dias”, disse a prefeitura, que reiterou o “pedido de desculpas ao Patati Patatá por toda confusão”, e aproveitou para reforçar o “respeito e admiração pela marca”.

Relembre meme de show cancelado dos palhaços

Não é a primeira vez que a dupla Patati Patatá vira assunto por conta de shows. Em dezembro de 2011, a população de Paripe (BA) causou uma grande confusão após receberem a notícia de que os palhaços não iriam mais fazer o show combinado no local.

Uma mulher chegou a passar mal e cair na rua no meio das pessoas que estavam com raiva e reclamando de terem pagado R$ 15 e ficado sem o show. O trecho da reportagem veiculada pelo Brasil Urgente tornou-se um dos grandes memes da TV brasileira. Relembre:

Nota da Rinaldi Produções na íntegra

A empresa Rinaldi Produções, detentora da marca Patati Patatá, vem por meio deste, esclarecer o ocorrido no dia 04/06/2022, no município de Guarantã do Norte/MT.

A Prefeitura NÃO contratou nenhum show do Patati Patatá.

O que de fato ocorreu foi que, a P&P Editora, empresa dedicada à venda de materiais didáticos e sistemas
de ensino para instituições privadas e públicas, implementou um projeto pedagógico de apoio complementar para a educação e alfabetização das crianças da cidade de Guarantã do Norte/MT, por meio dos livros didáticos do Patati Patatá.

Todos os livros foram devidamente entregues para a prefeitura ainda no mês de Maio/2022, e os professores da rede de ensino estão em processo de capacitação para exploração completa junto aos seus alunos.
Ou seja, o Patati Patatá cumpriu integralmente sua parte no contrato firmado com a prefeitura deste município. E para celebrar esta entrega, a dupla foi até a cidade apenas para tirarem fotos, em um ambiente ESCOLAR, com um pequeno grupo de PROFESSORES E ALUNOS da rede de ensino.

Porém, o que era para ser apenas uma entrega de livros em um ambiente escolar e para poucas pessoas, se tornou um caos diante da DIVULGAÇÃO PRÉVIA E ANÚNCIO ILÍCITO FEITO POR PARTE DA PREFEITURA, de que haveria um show aberto do Patati Patatá, em praça pública, para comemoração das festividades de 41 anos de Guarantã do Norte/MT, descumprindo assim totalmente o contrato.

Ao chegarem na cidade para realizarem a participação no projeto pedagógico, a dupla foi surpreendida por toda esta situação, inclusive sequer tinham os componentes necessários para um show deste porte, que inclui cenários lúdicos, adereços cenográficos, equipamentos técnicos de som e iluminação, ballet e outros personagens que compõem o espetáculo.

Mesmo assim, visando diminuir a frustração das famílias que estavam presentes e pelo respeito ao público
e amor pelas crianças, a dupla subiu ao palco e cantou quatro músicas, independente de não terem nenhuma natureza contratual para tal.

Desta forma, NÃO HÁ E NUNCA HOUVE NENHUM CONTRATO COM A PREFEITURA PARA UM SHOW DO PATATI PATATÁ.

A empresa P&P Editora, por sua vez, que sequer tem a autorização de negociar shows do Patati Patatá, está tomando todas as providências jurídicas cabíveis para responsabilizar os autores de toda esta confusão.

O Patati Patatá tem 37 anos de história e compromisso com as famílias brasileiras e jamais deixaria de cumprir um show completo caso fosse contratado. Portanto, é inadmissível que a Prefeitura e os demais
responsáveis tenham tido tal postura e conduta para com o Patati Patatá, e mais uma vez reafirmamos que tomaremos todas as providências jurídicas cabíveis.

Nota da Prefeitura de Guarantã na íntegra

A Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte/MT vem a público isentar de qualquer responsabilidade a marca Patati Patatá quanto a apresentação ocorrida no último sábado, dia 04/06/2022.

Isso porque houvera um erro de interpretação da parte contratante quanto a ocorrência de um show em detrimento da apresentação de material didático a qual estava adstrita a contratada.

Diante disso, mais uma vez reforçamos a informação de que não houvera, por parte da marca Patati Patatá qualquer responsabilidade quanto aos fatos.

Em proveito da oportunida, salientamos que a nova data para a apresentação do material didático, com a participação dos alunos da rede municipal de ensino, seerá divulgada nos próximos dias.

Reiteramos nosso pedido de desculpas ao Patati Patatá por toda confusão e aproveitamos para reforçar nosso respeito e admiração pela marca.


Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!