‘Preta nojenta, escrava, verme’: Motorista de app choca ao ameaçar e destilar racismo contra passageira

Isabella relata que sofreu racismo e ameaças por um motorista de app (Facebook/Reprodução + Google Street View/Reprodução)

“Minha primeira reação, ao ouvir o primeiro áudio, foi de chorar muito. Mandei para a minha mãe, não consegui ouvir tudo de primeira. Meu coração doía, me sentia injustiçada. O racismo machuca. Cheguei em casa e só consegui deitar e dormir, anestesiada”. O relato é da estudante Isabella Cristina dos Santos, de 20 anos, que compartilhou áudios com ameaças e ofensas racistas feitas por um motorista, de 40 anos, do aplicativo inDriver.

O motorista ofendeu e ameaçou a passageira ao ter a corrida cancelada em Curitiba (PR), na tarde dessa segunda-feira (10). A jovem registrou queixa por injúria racial e ameaça velada. O homem se desculpou dizendo que foi um momento de fúria, que “até já namorou mulheres negras”. Ao BHAZ, ela conta que ficou incrédula com a situação.

“Eu e minha mãe pedimos um carro em frente ao terminal do portão, que fica no bairro do Portão, aqui em Curitiba (PR). O carro demorou um pouco para chegar, estava chovendo muito, então tínhamos pressa. Quando o carro chegou, apareceu um alerta no aplicativo. Quando apareceu que ele chegou, ficamos procurando, mas ele não estava lá”, explica Isabella, que conta que cancelou a corrida em seguida e pediu outro carro.

Logo após o cancelamento, a vítima conta que o motorista ligou para ela, muito nervoso. “Estava bem alterado, sendo extremamente grosso, perguntando se tinha sido eu que tinha pedido o carro. Eu desliguei na hora, não esquentei. Não quis levar para frente, já que já tinha pedido outro carro”, relata.

Áudios racistas e com ameaças

A jovem explica que começou a receber áudios no WhatsApp. “Mensagens de baixo calão, horríveis, ofensivas. Não respondi, não falei nada com ele, fiquei sem reação”, relembra Isabella.

Nas mensagens publicadas pela estudante, o motorista se mostra muito nervoso. “Por que você pede o carro se você não precisa do carro? Sua filha da pu**, preta do cara***. É um verme! Gente como você a gente trata como verme! Não tem nada para fazer? Arruma um trabalho, sua arrombada! Fica fazendo o motorista de trouxa, sua otária!”, começa o motorista.

Na sequência, o motorista ainda ameaça a jovem, dizendo que sabe onde ela mora. “Teu endereço eu sei qual é, tá? Eu sei os dois endereços aqui que você colocou. A gente se cruza aí sua arrombada, preta do inferno! Presta muita atenção, não brinca com motorista não. Qualquer hora dessas você vai tomar uma invertida, guria”, continua o homem.

As ofensas prosseguem. “Está louca da cabeça? Não tem o que fazer não, sua vagabunda? Enfia o dedo no c* e rasga! Sua preta fod*** do cara***. Tua fotinha vai para o grupo dos motoristas aqui, para quando aparecer a tua cara na solicitação a gente bloquear. Sua arrombada! Preta do inferno! Vai arrumar o que fazer, escrava do cara***”, completa o homem.

Não foi a primeira vez

Logo após o caso se tornar viral pelo Facebook e Instagram, a jovem conta que começou a receber outros relatos, falando de casos com o mesmo motorista. Nos prints a seguir, as pessoas contam experiências como passageiras do homem, falam de grosserias, taxas cobradas de forma indevida, dentre outros problemas.

Instagram/Reprodução
Instagram/Reprodução

‘Já tive relacionamentos com negras’

Após a jovem postar o relato sobre o ocorrido, o homem voltou a entrar em contato e pediu desculpas. “Foi um ato terrível que eu cometi, tenho total consciência que eu vou responder por isso. Vou responder pelos crimes de injúria racial e assédio. Eu não sou assim, foi um momento de estresse, muito alto, que me levou a isso. Quando me dei conta, já tinha feito. Isso nunca me aconteceu, eu volto a dizer”, disse o motorista em áudio enviado para a vítima.

“Não tenho problema nenhum com ninguém diferente de cor, credo, religião, de nada. Eu já tive relacionamentos com negras, ficantes. Falando negras parece um negócio meio pesado, pra mim tudo é mulher. Eu nunca tive um comportamento desse que eu tive com você. Te peço desculpas”, continua.

O motorista finaliza explicando que, após a grande exposição, tem medo de retaliações. “Tem pessoas me ameaçando de morte. Está bem difícil. Quero te procurar quando eu voltar em Curitiba, quando a poeira baixar, conversar, pedir desculpas a você, sua família. Quero falar pessoalmente com você, pode ser junto com seu advogado”, completa.

O BHAZ tentou contato com o motorista, mas ele não atendeu às nossas ligações. Também foi feito contato com a assessoria de imprensa da inDriver, mas não recebemos nenhum retorno até a publicação desta matéria. Caso a empresa queira se posicionar, a reportagem será atualizada.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!