Professor é flagrado vestido de membro da Ku Klux Klan em escola estadual de São Paulo

professor-ku-klux-klan
Professor foi vestido de Ku Klux Klan para ‘semana temática’ da escola (Reprodução/@oliihik/Twitter)

O professor de uma escola pública em Santo André (SP) foi flagrado vestido com roupas que remetem à organização terrorista Ku Klux Klan. Um dos alunos gravou o educador no meio do pátio usando a caracterização, e o vídeo circulou nas redes sociais nessa segunda-feira (20). O deputado estadual de São Paulo, Carlos Giannazi (PSOL), afirmou que acionará a Diretoria de Ensino.

Com a repercussão do vídeo nas redes sociais, um internauta compartilhou dizendo ser de sua antiga escola, e que aquilo fazia parte da “semana temática”. O usuário disse: “Minha antiga escola virou uma piada. Esse vídeo, meus amigos, é de um professor ‘fantasiado’ de Ku Klux Klan durante a semana temática da escola”.

O que é Ku Klux Klan

Segundo o Mundo Educação, a Ku Klux Klan é uma organização estadunidense marcada pelo supremacismo branco, que promove ataques terroristas contra pessoas negras. Uma das formas de identificação do grupo era a vestimenta composta de um lençol branco no corpo e um capuz branco sob o rosto, mesma roupa usada pelo professor.

Essa caracterização tinha como objetivo assustar os negros libertos da escravidão nos Estados Unidos, e esconder a identidade dos membros da Ku Klux Klan. Ainda hoje existem células da organização, que são acompanhadas por algumas entidades dos Estados Unidos.

Deputado aciona Secretaria de Educação

O deputado estadual Carlos Giannazi compartilhou o vídeo em suas redes sociais, e disse se tratar de um professor da Escola Estadual Amaral Vagner. O político disse que tomou providências em relação ao caso, e repudiou a “cena racista e deplorável”.

“Inaceitável! O deputado Carlos Giannazi já tomou providências e acionará a Seduc e a Diretoria de Ensino de Santo André, contra essa cena racista e deplorável de um professor fantasiado com a roupa da Ku Klux Klan, dentro da EE Amaral Vagner. Racistas não passarão!”, escreveu o político.

O BHAZ tentou entrar em contato com a escola, mas não obteve respostas. Caso o centro educacional se manifeste, a matéria será atualizada.

Internautas comentam: ‘Inaceitável’

Muitos internautas demonstraram indignação com a cena ocorrida na escola, e até mesmo líderes políticos apontaram o racismo contido no acontecimento. “Inaceitável! O nosso estado não pode permitir que um professor de escola pública vá fantasiado com roupa do grupo supremacista Ku Klux Klan para a escola!”, comentou o vereador Wesley da Dialogue (Podemos).

“O ano é 2021 e tem um cara vestido de Ku Klux Klan, isso mesmo que vocês estão lendo e vendo. Isso foi em uma escola em Santo André. Suprassumo do fascismo com o movimento KKK: racista, antissemita e anticomunista”, disse a youtuber Dimitra Vulcana.

Outra usuária se manifestou: “Absurdo: Professor de História da Escola Estadual Amaral Vagner, localizada na cidade se Santos André, se sentiu à vontade para ir trabalhar vestido de Ku Klux Klan!”. Confira um pouco da repercussão:

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!