Programa oferece bolsas de estudos para jovens brasileiros na Alemanha

Alemanha
Bolsistas têm um ano para desenvolver projeto de pesquisa sobre questões mundiais (FOTO ILUSTRATIVA: Envato Elements)

O programa “Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes”, que oferece bolsas de estudos para capacitação profissional e pessoal de jovens brasileiros na Alemanha, está com as inscrições abertas até o dia 15 de outubro. A iniciativa conta com uma bolsa mensal até 2.770 euros (cerca de R$ 16,8 mil), de acordo com a formação e nível de carreira do participante, e os selecionados poderão apresentar o resultado de seus projetos pessoalmente à chanceler alemã Angela Merkel, que patrocina o programa.

Para se candidatar, os interessados devem possuir formação superior completa, fluência em inglês ou em alemão e ter concluído seu primeiro grau acadêmico (bacharelado) há não mais do que doze anos. Também é obrigatória a apresentação de uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa.

Todos os requisitos e os passos para a inscrição no programa podem ser conferidos no site da Fundação Alexander von Humboldt, neste link.

Tira-dúvidas

No dia 29 de junho, às 10h, a Dra. Sara ten Brinke, do Departamento de Seleção da Fundação Alexander von Humboldt, e o Dr. Christian Roschmann, membro do comitê de seleção do programa, participarão de uma live no YouTube da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo para apresentar mais detalhes sobre a iniciativa e esclarecer as principais dúvidas sobre o processo de seleção.

Participantes do programa também vão compartilhar suas experiências. A live acontecerá em inglês, e os interessados podem se inscrever clicando aqui

O programa

O programa German Chancellor Fellowship, da Fundação Alexander von Humboldt (AvH), é destinado a jovens pesquisadores e concede anualmente até 60 bolsas de estudos para jovens líderes do Brasil, da China, da Rússia, da Índia, dos Estados Unidos e da África do Sul.

A iniciativa dá aos selecionados a oportunidade de realizarem um projeto de pesquisa sobre questões mundiais como convidados em cooperação com uma instituição-anfitriã da Alemanha. Com apoio do anfitrião, os bolsistas têm um ano para se concentrarem em seus objetos de estudo, que podem compreender áreas como Política, Economia, Mídia, Administração ou Cultura.

Além da bolsa mensal, o programa oferece ainda aos selecionados um curso intensivo de alemão antes do início do programa e financiamento para cursos de alemão durante o projeto; apoio individual durante a estadia na Alemanha e apoio financeiro adicional para que membros da família acompanhem o participante; entre outros benefícios.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!