Programa seleciona jovens com soluções para melhorar vida universitária

jovens universitários participam do programa red bull basement
Estudantes de mais de 30 países se reuniram em Toronto, no Canadá, na edição de 2019 do Red Bull Basement (Red Bull/Divulgação)

Como você acha que pode usar a tecnologia para melhorar a vida universitária? A solução para esta pergunta é exatamente o que o programa Red Bull Basement procura, e as inscrições para quem tem a reposta já estão abertas. Acessibilidade, empoderamento e saneamento são alguns dos temas que podem ser abordados, por exemplo, nas soluções co-criadas pelos estudantes.

Para participar, os universitários devem acessar este link e enviar um vídeo de até 60 segundos detalhando uma ideia para solucionar alguma questão ou problema. A plataforma Red Bull Basement procura incentivar os estudantes a desenvolverem ideias inovadoras.

O programa busca derrubar uma das grandes barreiras à inovação: a ideia de que não é possível mudar “porque sempre foi assim”. Com a ajuda de uma rede mundial de recursos e conexões, os jovens inovadores em tecnologia não precisam esperar até a formatura para trazer mudanças sociais positivas localmente e, possivelmente, globais.

Experiência

Para ajudar a próxima geração de alunos a desenvolver suas ideias, o programa oferece recursos como mentores, workshops, eventos de networking e muito mais, tanto online quanto nos campi participantes. Todas as atividades conduzem a um encontro dos selecionados, o Workshop Global Red Bull Basement 2020, onde líderes, empresários e visionários de todo o mundo apoiarão estudantes de mais de 35 países a dar vida às suas ideias.

Os workshops globais anteriores foram realizados em Berlim (2018) e Toronto (2019). Este ano, o evento de três dias contará com workshops, programas adicionais de mentoria e outras atividades surpresa. Tudo leva a um Pitch Final para os juízes. O workshop global que os empreendedores de sucesso participarão em 2020 está programado para 10 a 13 de dezembro; o formato será revelado em breve.

Em 2019, o projeto “Minha Jornada TCC”, dos jovens Ketlen Komorek e Tiago Hermano, de Goiás, foi o vencedor nacional. A ideia, que foi à votação popular no site e passou pela escolha de especialistas da Red Bull diante de mais de 100 projetos de todo o país, foi apresentada na conferência mundial em Toronto, no Canadá.

Como participar

Para participar, os estudantes universitários atualmente matriculados com 18 anos ou mais, precisam apenas visitar este site e fazer o upload de um vídeo de 60 segundos compartilhando de forma clara e sucinta, em inglês ou com legendas, a ideia com o público. Uma votação será feita na semana de 26 de outubro.

As ideias mais votadas de cada país chegarão a um painel de jurados, que selecionará a melhor para representar cada país, com base na criatividade, viabilidade e impacto. A equipe de finalistas de cada país desenvolverá sua ideia com a ajuda da rede Red Bull Basement, incluindo um programa de mentoria, acesso a um espaço de trabalho e microfinanciamento antes de um encontro e workshop global com todos os vencedores.

Sobre o programa

O Red Bull Basement é aberto a todos os estudantes universitários brasileiros. Inscrições serão aceitas até o dia 25 de outubro. Para saber mais sobre o programa e edições anteriores, acesse o site.

O Red Bull Basement é apresentado em colaboração com parceiros como a NTT e a HONOR. Parceiro em serviços de tecnologia, a NTT permite a participantes a co-inovar fornecendo soluções tecnológicas, mentorias e conhecimentos sobre o mundo da tecnologia baseada em dados.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!