Quase 90% dos brasileiros dizem acreditar em Deus; país lidera ranking

Igreja
A maior parte dos brasileiros que tem uma religião se denomina cristã (Amanda Dias/BHAZ)

O Brasil está empatado com a África do Sul como o país em que mais pessoas dizem acreditar em Deus. De acordo com a pesquisa “Global Religion 2023”, do Instituto Ipsos, aproximadamente nove em cada dez brasileiros dizem crer em Deus ou em um poder maior.

Esses 89%, além de estarem empatados com o índice registrado na África do Sul, são maiores do que os 86% da Colômbia. A maior parte dos brasileiros que têm uma religião se denomina cristã (70%).

De acordo com o levantamento, feito em 26 países, a média global de pessoas que acreditam em Deus ou em um poder maior é de 61%. Na outra ponta da tabela estão Holanda (40%), Coreia do Sul (33%) e Japão (19%).

A pesquisa “Global Religion 2023” foi realizada pela Ipsos em 26 países, com 19.731 entrevistados, sendo aproximadamente mil no Brasil, entre os dias 20 de janeiro e 3 de fevereiro de 2023. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

Paraíso e inferno

A pesquisa ainda aponta para a porcentagem da população que acredita na existência do paraíso e do inferno. No caso do paraíso, os brasileiros se destacam juntamente com o Peru em primeiro lugar, com 79% dos entrevistados expressando essa convicção.

A África do Sul, Colômbia e Turquia ocupam o terceiro lugar, com 78%. Na outra ponta está a França, com 31% de crença no paraíso, seguida pelo Japão, com 28%, e a Bélgica, com 22%.

Já em relação ao inferno, a crença é menor: os brasileiros ocupam a segunda posição, com 66% acreditando que ele existe. A Turquia lidera o ranking, com 76%, enquanto a Tailândia fica em terceiro, com 63%.

Na parte inferior da tabela está a Espanha, com 22% de crença no Inferno, seguida pela Suécia, com 21%, e a Bélgica, com 16%.

Superação de crises

No que diz respeito à capacidade de superar crises, como doenças, conflitos e desastres, 90% dos entrevistados afirmaram que acreditam que Deus ou forças maiores permitem superar esses desafios.

Esta porcentagem coloca o Brasil em primeiro lugar no índice. A Colômbia e a África do Sul ocupam o segundo lugar, ambas com 89%. Na outra ponta da tabela estão Suécia (56%), Coréia do Sul (50%) e Japão (37%).

Religião

Quando perguntados se têm alguma religião, 76% dos brasileiros dizem que seguem alguma vertente. O ranking é liderado pela Índia, com 99% da população respondendo que segue alguma religião, seguida pela Tailândia (98%) e pela Malásia (94%).

Na outra ponta, estão a Suécia e a Holanda, ambas com 46%, a Coreia do Sul, com 44% e o Japão com 42%. A média global é de 67%. A maior parte dos brasileiros que tem uma religião se denomina cristã (70%).

No entanto, mesmo com uma alta associação com alguma religião no Brasil, apenas 49% dos brasileiros afirmam visitar ao menos uma vez ao mês igrejas, templos ou outros locais de culto.

A média global dos países pesquisados para esta pergunta é de 30%. A Índia, novamente, lidera com 71%, e o Japão também aparece no fim da lista, com apenas 5% de pessoas declarando frequentar estes locais regularmente.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!