O Brasil subiu oito posições no ranking anual da felicidade, da ONU, e passa a ocupar a 36ª posição em 2025. A lista traz a Finlândia em 1º lugar pela oitava vez seguida e uma triste novidade para os EUA: o país figura no 24º lugar, a pior posição desde que o ranking foi criado, em 2012. Nesta quinta-feira, 20 de março, é celebrado o Dia Internacional da Felicidade.
Com a escalada, o Brasil passa o Chile, que caiu do 38º para o 45º, e a Argentina, na 42ª, passando à 2ª melhor colocação na América do Sul, atrás do Uruguai, em 28º. O Paraguai aparece em 54º. Na casa dos 60, a Colômia surge em 61º, Equador em 62º, Honduras em 63º e Peru em 65º. A Bolívia ocupa a 74ª posição e a Venezuela fica com o 82º lugar no ranking.
A lista teve a participação de pessoas em mais de 140 países, classificados com base nas avaliações médias de vida nos três anos anteriores, entre 2022 e 2024.
O ranking é feito em parceria entre a Gallup World Poll, o Oxford Wellbeing Research Centre, a Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e um conselho editorial.
Os 50 países mais felizes do mundo
Confira a lista dos 50 países mais felizes:
- Finlândia
- Dinamarca
- Islândia
- Suécia
- Holanda
- Costa Rica
- Noruega
- Israel
- Luxemburgo
- México
- Austrália
- Nova Zelândia
- Suíça
- Bélgica
- Irlanda
- Lituânia
- Áustria
- Canadá
- Eslovênia
- Tchéquia
- Emirados Árabes Unidos
- Alemanha
- Reino Unido
- Estados Unidos
- Belize
- Polônia
- Província de Taiwan, China
- Uruguai
- Kosovo
- Kuwait
- Sérvia
- Arábia Saudita
- França
- Singapura
- Romênia
- Brasil
- El Salvador
- Espanha
- Estônia
- Itália
- Panamá
- Argentina
- Cazaquistão
- Guatemala
- Chile
- Vietnã
- Nicarágua
- Malta
- Tailândia
- Eslováquia