Ratinho sugere metralhar Natália Bonavides, do PT, e será denunciado: ‘Não ficarão impunes’

Ratinho sugere metralhar Natália Bonavides
‘Vá lavar as roupas do seu marido’, disparou o apresentador (Divulgação/ SBT + Reprodução/@nataliabonavides/Instagram)

O apresentador Ratinho sugeriu “metralhar” a deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) após ela apresentar um projeto de lei que revisa o uso dos termos “marido e mulher” na união civil. O comentário foi feito em um programa de rádio da emissora dele, nessa quarta-feira (15). “A gente tinha que eliminar esses loucos”, disse Ratinho.

“Você não tem o que fazer, minha filha? Isso é uma imbecilidade, querer mudar esse tipo de coisa”, disparou o apresentador no programa “Turma do Ratinho“, na Rádio Massa FM.

Revidando a declaração, Natália apontou que Ratinho incitou homicídio contra ela em um programa visto por milhares de pessoas. Desse modo, o apresentador colocou em risco sua vida e integridade física.

Além da violência política, Ratinho também fez comentários misóginos, como “vá lavar a cueca do seu marido”. As declarações foram alvo de críticas nas redes sociais, sobretudo de outros parlamentares que prestaram solidariedade a Natália.

Colegas de profissão prestam apoio à deputada

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT/RN), declarou em seu perfil no Twitter: “A violência política e de gênero contra a deputada @natbonavides é inconcebível e não pode mais existir em nosso país. Incitar a violência é crime. Não é a isso que se devem prestar as concessões públicas”.

“Seguiremos ocupando espaços na política para desespero daqueles que se acham no direito de dizer o lugar onde devemos estar. Iludidos! O nosso lugar é onde nós quisermos!”, completou ela, nos comentários.

“Toda nossa solidariedade e apoio à companheira de luta @natbonavides, Deputada Federal pelo PT-RN, que foi atacada pelo apresentador Ratinho”, publicou Larissa Gaspar (PT/CE), vereadora de Fortaleza.

Em post de Instagram que exibe o vídeo em que foi atacada, Natália também recebeu apoio. A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL/SP) comentou: “Minha solidariedade, minha amiga! Pra cima deles! Conta comigo”. Bomfim chegou a repostar as imagens em seu próprio feed, com os dizeres “Machistas não passarão!”.

O ex-presidente Lula também se pronunciou por meio do Instagram. Confira:

Paulo Rocha, líder do PT no Senado (CE), foi outro a prestar solidariedade. “Nossa total solidariedade, companheira. Além da absurda fala machista, o apresentador ainda incita o uso da violência extrema. Não é opinião. Isso é crime”. Já o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) disse considerar a postura de Ratinho “inadmissível”, pedindo ação da Câmara.

O deputado Túlio Gadêlha (PDT/PE) ainda apontou a necessidade de uma retratação de Ratinho, mostrando disponibilidade para tomar providências. “Que absurdo!! Necessário que haja retratação pública por parte desse senhor. @nataliabonavides conte comigo para qualquer iniciativa”, apoiou nos comentários.

A deputada Natália Bonavides afirmou que irá denunciar criminalmente o apresentador pelas violências proferidas. “Ontem estive na procuradoria legislativa, que vai me representar em ações tanto civis quanto criminais. Vamos tomar medidas também em relação à rádio, que é uma concessão pública, o que torna ainda mais grave o acontecido”, disse ao Estadão.

PL propõe fim do ‘vos declaro marido e mulher’

Natália Bonavides apresentou o Projeto de Lei 4004/2021, que dispõe sobre o uso dos termos “marido e mulher” na cerimônia de casamento. O objetivo da proposição é substituir os termos para incluir casais homoafetivos e evitar momentos constrangedores no momento do “eu aceito”. Assim sendo, consiste em uma alteração simples no Código Civil.

Atualmente, o artigo 1.535 da lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002 diz: “De acordo com a vontade que ambos acabais de afirmar perante mim, de vos receberdes por marido e mulher, eu, em nome da lei, vos declaro casados”. A proposta da deputada é que o trecho seja modificado para: “De acordo com a vontade que acabam de declarar perante mim, eu, em nome da lei, declaro firmado o casamento”.

A petista argumenta pela aprovação do PL, atestando que sem a adequação da cerimônia, “casais homoafetivos têm sido submetidos a constrangimentos que são verdadeiras violações de direitos”. Nesse sentido, “é urgente que o Código Civil seja modificado no sentido de assegurar a igualdade de tratamento para a diversidade de casais”, diz Natália. 

A proposta já está em tramitação na Câmara dos Deputados e deve passar pelas comissões em 2022. 

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!